PARTICIPAÇÕES
Mempo Giardinelli
Fundación Mempo Giardinelli
Preside uma fundação dedicada ao fomento da leitura. Foi professor da Universidade Iberoamericana (México), da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade de Virgínia (Estados Unidos). É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Poitiers (França).
Helena Modzelewski
Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação – Universidade da República (Uruguai)
Doutora em Filosofia pela Universidade de Valencia (Espanha); DEA em Filosofia pela Universidade de Valencia; Mestrado em Literatura Latinoamericana pela Universidade da República (Uruguai); Licenciada em Filosofia pela Universidade da República e pela Universidade de Valencia; Assistente de cátedra do Departamento de História e Filosofia da Educação, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, Universidade da República.
André Lázaro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador Acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Sede Acadêmica Brasil, onde atua como pesquisador e ocupa também a Coordenação do Programa Políticas de Educação Superior.
Marcia Elisa Rendeiro
6ª Coordenadoria de Educação do Rio de Janeiro
Doutora em Memória Social pela UNIRIO. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro – Gerência de Educação da 6ª Coordenadoria de Educação do Rio de Janeiro. Especialista em História do Brasil.
Francisco Gomes De Matos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
É consultor corporativo, Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Camara da UFPE e membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio.
Luiz Eduardo Soares
Universidade Estácio de Sá
Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado em Filosofia Política. Foi Secretário Nacional de Seguração Pública (2013), Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro (1999/2000), pesquisador e professor visitante em universidades brasileiras e no exterior. Atualmente, é professor da UERJ e coordena o curso a distância de Gestão e Políticas em Segurança Pública, na Universidade Estácio de Sá. É autor dos livros Cabeça de porco, Elite da Tropa, entre outros.
Carlos Otávio Fiuza Moreira
FIOCRUZ
Doutor em Educação pela PUC-Rio. Pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). É autor do livro Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey (2002).
Vera Teixeira de Aguiar
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, Professora Titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, as disciplinas de Leitura de Autores Brasileiros, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Construções Simbólicas, Literatura Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens. É autora, dentre outros livros, de Que livro indicar? Interesses do leitor jovem; Marcelo Gama; O verbal e o não verbal;autora com Maria da Glória Bordini do livro Literatura: a formação do leitor; autora do livro “Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores”. Pesquisadora do CNPq, desenvolve o projeto “Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto, suas modalidades narrativas e proposta metodológica de leitura através da construção de base de dados digital” (2013-2016).
Nanci Nóbrega
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estágio Pós-Doutoral em Letras (PUC-Rio) e Doutorado em Comunicação Social/Ciência da Informação (UFRJ). Coordenadora da BLLIJ (Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). Pesquisadora do iiLer e do Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil/ CNPq. Integra também o Projeto de Pesquisa CNPq Antropologia da Informação e Redes Sociais na Saúde. Tem experiência na área de Leitura, com ênfase em Acervos e Narrativas, Bibliotecas para Crianças, Dinamização de Acervos, Literatura Infantil e Biblioterapia; e na de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação Cultura e Sociedade, Ação Cultural e Antropologia da Informação
Erica dos Santos Rodrigues
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
É professora do Departamento de Letras da PUC-Rio desde 1996, e vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem dessa instituição, com atuação na área de Psicolinguística. É integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog). Entre seus tópicos de estudo, destaca-se a investigação da leitura e da escrita, a partir de uma abordagem processual, com caracterização de demandas particulares associadas a gêneros textuais distintos e diferenças de suporte/contexto (impresso e digital).
Luiz Edmundo da Costa Leite
Engenheiro
Professor Aposentado do Departamento de. Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Escola Politécnica, UFRJ; M.Sc., em Engenharia Ambiental, pela West Virginia University, U.S.A.; Professor Visitante da Universidade do Texas, Austin, Professor em Cursos da FGV, IBAM, EPPG, PUC-RJ, etc.
Ernani Alcides da Conceição
Cientista Social
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (UERJ). Foi professor do ensino fundamental (2002 – 2012) Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Foi Coord. da Biblioteca Lima Barreto da Redes da Maré. Atualmente Coordenador e Professor do Pré-vestibular Redes de Saberes da Redes da Maré. Um dos fundadores da Redes da Maré.
Juliana Leite
Graduada em Comunicação Social e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua dissertação de mestrado “Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet”, defendida em 2017, reflete seu interesse na pesquisa dos cenários contemporâneos da leitura em interface com as tecnologias digitais.
Ebe Lima
Universidade Estadual de Goiás
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. É Professora Titular da Universidade Estadual de Goiás, pesquisadora associada da RELER e integrante da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia (FAPEG) e do Diretório de Pesquisa – CNPq Leitura e Literatura.
Jason Prado
Cátedra UNESCO de Leitura
Criador da Leia Brasil, ONG de Promoção da Leitura.
Publisher dos Cadernos de Leituras Compartilhadas e organizador de A Formação do Leitor: Pontos de Vista (1999); Reciclasa: novos usos para antigos materiais (2006); Vivências de Leitura (2007); Leitura de mundo através da Narrativa Dramática (2008) e Diferentes heróis, diferentes caminhos (2008).
Consultor da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.
Entre outros prêmios, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2006.
Eliana Yunes
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutora em Linguística pela Universidade de Málaga (1976) e em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), e da PNL – Fundação Biblioteca Nacional. Ensaísta, crítica e pesquisadora em formação de leitores, interdisciplinaridade, infância e cultura. Assessora da UNESCO para políticas de leitura; foi coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer).
Alessandro Rocha
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Graduado em Teologia pelo CES/JF, Graduado em Filosofia pela UCP, Especialista em Ciências da Religião pela UGF, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela PUC-MG, Mestre em Teologia pelo STBSB, Doutor em Teologia pela PUC-Rio, Pós-doutor em Literatura pela PUC-Rio.Escritor de vários livros e artigos científicos. Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e editor chefe da revista Leitura em Revista (LER)
Érico Braga
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Com graduação em Engenharia Mecânica, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Estudos de Literatura (2002) pela PUC-Rio, atualmente coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, é professor, músico, compositor, escritor, editor da Revista CÁTEDRA DIGITAL e da Editora Antigo Leblon, e com experiência na área de Formação de Leitores.
Denise Ramalho
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Faz parte do (GEPEL) Imagens da Leitura na Escrita Ficcional e do (GELIJ) Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil.
Luiz Antonio Coelho
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutor em Comunicação Social, Media Ecology Program, pela New York University, com pós-doutoramento nas Reading University e Birmingham University, na Inglaterra. É Professor Emérito da PUC-Rio. Foi Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) e coordenador adjunto da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Atua principalmente nos temas: design, cinema, livro, livro.
Angela Rolla
Universidade Luterana do Brasil
Doutora em Teoria Literária e especialista em literatura infantojuvenil. Atua no
Curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação. Na pós-graduação coordena o Curso de Especialização EAD Língua,
Literatura e Novas Mídias. Membro ativo do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL, é responsável pela criação e desenvolvimento de programas de leitura, como ADOTE UM ESCRITOR e em
especial o PROGRAMA DE LEITURA FOME DE LER /Ulbra, desenvolvido desde 2003 em escolas públicas e privadas do RS, sob sua coordenação.
José Castilho Marques Neto
Consultor
Doutor em Filosofia pela USP, professor aposentado na FCL-UNESP/Araraquara, pesquisador, conferencista, escritor, editor e Publisher, gestor público. Atualmente é consultor na JCastilho – Gestão&Projetos – Livro-Leitura-Biblioteca (www.jcastilhoconsultoria.com.br) e Assessor do CERLALC-UNESCO para Planos Nacionais de Leitura. Presidiu a Editora UNESP, a Biblioteca Pública Mário de Andrade (São Paulo) e foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (MinC e MEC). Presidiu em vários mandatos a Associação Brasileira e a Associação Latino-americana e Caribenha das Editoras Universitárias (ABEU e EULAC). É consultor de organismos nacionais e internacionais na área acadêmica, educacional e cultural.
Lúcia Fidalgo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Lucia Fidalgo é uma escritora brasileira, cont
María Elvira Charria
Consultora
Ex-diretora do CERLALC- Bogotá-Colômbia e como Subdiretora de Leitura, Escrita e Bibliotecas, ela projetou e gerenciou vários projetos com o LIJ, tais como: Podemos ler e escrever, Ler da mão de papai e mãe, cursos de treinamento para agentes educacionais no primeiro e nas bibliotecas escolares, aconselhou o Seminário Internacional para Promover a Leitura da FILIJ para a CONACULTA e coordenou, durante vários anos, a coedição latino-americana de livros para crianças e jovens. Em sua atividade no México como Diretor de Bibliotecas Escolares da SEP, ela coordenou o Programa Nacional de Leitura de Educação Básica e mais tarde dirigiu o editorial Ríos de Tinta S. de C.V.
Desde os anos noventa, seu trabalho profissional tem sido vinculado à escola, bibliotecas e livros para crianças e jovens através de projetos com e para a América Latina.
Coordenadores de Eixo Temático
Valéria Pereira
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Coordenação do GT Leitura e Educação
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009).
Goiandira Ortiz
Universidade Federal de Goiás
Coordenação do GT Leitura e Cultura Popular
Possui mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1988) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1997). Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa sobre poesia contemporânea (2009). Coordena a Rede Goiana de Leitura e Ensino de Poesia.
Hugo Monteiro
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Coordenação do GT Leitura, Juventude e Infância
Doutor em Educação (2007). Investiga abordagens inter e transdisciplinares relacionadas aos temas: formação docente e prática pedagógica, formação do leitor e direitos humanos da infância. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas, Identidade (UFRPE/FUNDAJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Universidade de Pernambuco
Taiza Mara Rauen Moraes
Universidade da Região de Joinville
Coordenação do GT Leitura e Novas Tecnologias
Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e coordenadora o Programa Institucional de Incentivo à Leitura PROLER/UNIVILLE e o Comitê PROLER/JOINVILLE