[vc_row type=”image” bg_image=”8888″][vc_column][vc_tta_tabs style=”modern” color=”peacoc” spacing=”” active_section=”1″ no_fill_content_area=”true” css=”.vc_custom_1608665291370{border-top-width: 5px !important;border-right-width: 5px !important;border-bottom-width: 5px !important;border-left-width: 5px !important;padding-top: 15px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 15px !important;padding-left: 15px !important;}”][vc_tta_section title=”PRÊMIADOS” tab_id=”1625072644766-d4b520ce-33cb”][vc_column_text css=”.vc_custom_1637683105533{background-color: #c6c6c6 !important;}”]
Gilda Carvalho
Diretora do iiLer
Coordenadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
Que as outras cidades do mundo me perdoem, mas nenhuma se presta tanto à crônica quanto o Rio de Janeiro. Não sei se por sua beleza ou pelo jeito de ser de seus habitantes, mas acredito que o Rio é um daqueles casos de encontros perfeitos entre a cidade e a letra, a segunda desvelando a primeira que se oferece inteira em histórias, personagens e situações. E nós, leitores, somos presenteados com todos os ângulos de uma cidade que, apesar de seus pesares, permanece maravilhosa.
O Rio de Janeiro recebeu da UNESCO e da União Internacional dos Arquitetos (UIA) o título “Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020”, que qualificou a cidade como sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetura. Com a pandemia da COVID-19, o Congresso foi transferido para 2021, sendo realizado de apenas de forma virtual. Ganhou-se novo alcance, perdeu-se o olhar direto sobre a cidade; são os desafios (ou a crônica?) desse nosso tempo. O concurso que deu origem a este livro inseriu-se na programação paralela ao evento maior e, tal como aquele, também sofreu alguns impactos em seu cronograma, impossibilitando seu lançamento no prazo previsto.
Mas, aqui chegamos, e toda a equipe do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer celebra esse livro publicado no marco da comemoração dos 15 anos de instituição da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, acolhida pelo Instituto como parte de sua estrutura.
Por essa conquista, é preciso agradecer. Em primeiríssimo lugar, à Angela Brant e Maria Helena Ribeiro propositoras da ideia do concurso ao iiLer. As duas estão aqui presentes nos textos de Apresentação e Prefácio, respectivamente. Agradeço também ao grupo de jurados que gentil e graciosamente se comprometeram a ler todas as crônicas submetidas, pousando sobre elas olhares leitores que navegaram entre a Literatura e a Arquitetura, entre as histórias e o urbano. Muito obrigada a vocês três, Cristina Zahar, Sebastião Lacerda e Vera Hazan. Aprendi muito com vocês, tenham certeza!
Agradeço ao Subcomitê de Programação da Rio 2020 – Rio Capital Mundial da Arquitetura, que acreditou em nosso projeto e nos permitiu a sua realização. E, por fim, agradeço à equipe do iiLer que abraçou a ideia e com ela se envolveu criativamente, elaborando seus projetos gráfico e visual.
Um rolé pelo Rio nasce, porém, do talento daqueles que se dedicam a olhar a cidade com olhos de leitores encantados pelo que ela oferece a quem aqui vive ou visita. A vocês, autores, parabéns! Todos os que aqui estão publicados foram capazes de nos fazer caminhar pelas ruas e (re)conhecer paisagens, personagens e modos de ser. As crônicas reunidas neste volume, inéditas, cumprem seu propósito de um gênero tão apropriado para falar da vida ordinária e transformá-la em arte.
Ao final deste livro, o leitor terá experimentado o Rio de Janeiro de uma forma muito especial, afetiva, provocadora da vontade de retornar – à cidade e às histórias.
P.S.: Durante a preparação desse material, recebi a notícia de que a arquiteta e professora da PUC-Rio Vera Hazan havia partido inesperada e precocemente. Foi ler o Rio por outro prisma. A ela, com quem tive o privilégio do convívio e da partilha de alguns sonhos sobre essa cidade, dedico o livro.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”O CONCURSO” tab_id=”1608653356916-d4a7414f-3e8c”][vc_column_text responsive_font=”yes” css=”.vc_custom_1608658081342{background-color: #d9dddd !important;}”]
Este é um concurso literário para produção de crônicas sobre o Rio de Janeiro, na perspectiva de uma escrita que revele o modo de ser desta cidade e uma autêntica leitura de seus espaços, ocupação e habitantes.
|
||
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”APRESENTAÇÃO” tab_id=”1608653356990-afb3c7bd-3cfc”][vc_column_text font_size=”14pt” letter_spacing=”2px” css=”.vc_custom_1608665188032{background-color: #d9dddd !important;}”]
Concedido ao Rio de Janeiro pela UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA), o título “Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020” identifica e qualifica a cidade como sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetura cuja realização prevista para 2020 foi forçosamente adiada para 2021 em decorrência da pandemia da COVID-19.
Os dois, título e congresso, remetem o olhar para a alma encantadora das ruas desta cidade, que já serviram como tema e nome de livro a João do Rio, um de seus maiores cronistas, e a outros tantos autores, assim como continuam a provocar que neste tempo voltemos nossos olhares sobre elas.
A RIOEVENTOS é um órgão Municipal e tem como objetivo social promover a realização e exploração de eventos na cidade do Rio de Janeiro, em consonância com as diretrizes e os programas ditados pela administração municipal, colaborando para que atinjam suas finalidades.
Sendo assim, dando continuidade aos eventos projetados para o ano de 2020 para o primeiro semestre de 2021, e, de acordo com a RCMA – Rio Capital Mundial da Arquitetura, a Rio Eventos, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, fiéis à sua vocação de diálogo com as diversas áreas do conhecimento, firmam uma parceria para propor uma aproximação com a Arquitetura através da produção de crônicas inéditas que tenham como protagonista a cidade do Rio de Janeiro e seu espaço urbano.
O Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) foi criado em 2012 com o objetivo de desenvolver atividades de investigação científica e formação de leitores e mediadores de leitura capazes de assumir uma atitude crítica diante da realidade sensível que os cerca — na feição de texto verbal, oral ou impresso, bem como de textos provenientes de outras linguagens tais como imagens ou objetos — e fazer uso social dessa capacidade.
Ao iiLer está associada a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Em funcionamento na Universidade desde 2006, atua em conformidade com o Programa UNITWIN de Cátedras da UNESCO e tem por missão contribuir para a transformação da vida social através da formação de leitores e mediadores, atuando, sobretudo, no âmbito de políticas públicas e projetos socioculturais.
COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONCURSO LITERÁRIO “UM ROLÉ PELO RIO”
Angela Brant
Rio Eventos
Gilda Carvalho
Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
Maria Helena Ribeiro
Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
Joana Costa
Comitê Organizador Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020
Valéria Magiano Hazan
Comitê Organizador Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020
Viviane Moreira
Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”REGULAMENTO” tab_id=”1608654592595-001d2888-9667″][vc_column_text font_size=”14pt” css=”.vc_custom_1617141928913{background-color: #c6c6c6 !important;}”]
UM ROLÉ PELO RIO: CRÔNICAS DA CIDADE
REGULAMENTO
Art. 1º – Sobre a instituição do Concurso Literário
O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer e a Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, em parceria com a Rio Eventos – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, de acordo com a organização da RCMA – Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020, instituem o Concurso Literário “Um Rolé pelo Rio: Crônicas da Cidade”, com edição restrita ao contexto os eventos relacionados à RCMA.
Art. 2º – Sobre os objetivos do Concurso
O concurso visa a premiar crônicas inéditas que tenham como ambientação o município do Rio de Janeiro em uma perspectiva de escrita que revele o modo de ser desta cidade e uma autêntica leitura de seus espaços, ocupação e habitantes.
Art. 3º – Sobre o gênero textual e participantes
O concurso é restrito ao gênero textual crônica, escrita em língua portuguesa, com o limite de 3 páginas por texto.
Parágrafo 1º: O concurso é franqueado à participação de autores, maiores de 18 anos, já publicados ou não.
Art. 4º – Sobre as inscrições
As inscrições serão aceitas apenas de forma digital, através do link http://rolepelorio.iiler.puc-rio.br no período entre 22 de dezembro de 2020 e 31 de março de 2021.
Parágrafo 1º: Antes de finalizar a sua inscrição o participante deverá ler e confirmar o conhecimento dos termos deste Regulamento.
Parágrafo 2º: Cada autor só poderá inscrever até no máximo 2 textos.
Parágrafo 3º: As informações pessoais captadas por ocasião da inscrição serão utilizadas exclusivamente com o objetivo de contato com o/a autor/a do texto.
Parágrafo 4º: Dúvidas sobre a inscrição poderão ser dirigidas para o e-mail comunica@catedra.puc-rio.br
Art. 5º – Sobre a seleção e julgamento
Os textos recebidos serão selecionados conforme os critérios estabelecidos pela organização do Concurso para encaminhamento aos jurados e definição do resultado final.
Parágrafo 1º: Será encaminhada aos jurados a quantidade máxima de 100 textos.
Parágrafo 2º: Em caso de confirmação de publicação anterior de texto submetido ao concurso, aquele será automaticamente desclassificado.
Art. 6º – Sobre os critérios de seleção
Serão considerados critérios de pré-seleção para encaminhamento dos textos aos jurados:
Pertinência ao gênero textual crônica
Ineditismo do texto, que não poderá ter sido publicado previamente em qualquer veículo impresso ou digital
Ambientação na cidade do Rio de Janeiro, com indicação de espaço urbano, cultural ou modo de ser de seus habitantes
Coesão textual, ortografia e originalidade
Art. 7º – Sobre a Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora do Concurso será constituída por especialistas indicados pelo iiLer, pela Cátedra e pela Rio Eventos, a saber:
Parágrafo 1º – Membros da Comissão e/ou seus parentes em 1º e 2º graus, não poderão participar com textos de sua autoria.
Parágrafo 2º – As decisões do júri serão definitivas, não cabendo contra estas decisões quaisquer recursos, reclamações ou impugnações.
Parágrafo 3º – A Comissão Julgadora se reunirá em abril de 2021 para definição dos resultados.
Art. 8º – Sobre os critérios de julgamento
Serão critérios de julgamento:
Adesão do texto ao gênero crônica e suas particularidades
Originalidade do texto
Coesão textual
Adesão aos critérios ortográficos da Língua Portuguesa
Art. 9º – Sobre a premiação
Serão premiados 20 textos, escolhidos pela Comissão Julgadora conforme os critérios estabelecidos no artigo 8º. A premiação – não pecuniária – constará de reunião e publicação das crônicas em formato digital, em plataforma do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e da RCMA- RIO 2020.
Parágrafo 1º: A publicação terá o objetivo de divulgação do resultado do concurso e não poderá ser comercializada a qualquer título.
Parágrafo 2º: Os autores premiados deverão ceder os direitos publicação de seus textos ao Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio que se compromete a publicação dos mesmos apenas com o caráter de divulgação, não podendo realizar qualquer comercialização dos mesmos, a menos que previamente acordada com todos os autores da coletânea.
Parágrafo 3º: A organização da coletânea de crônicas e respectiva diagramação em plataforma virtual será de responsabilidade do iiLer e da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
Art. 10 – Sobre a divulgação dos resultados
A divulgação dos resultados será realizada em evento específico, durante a realização do Congresso Mundial de Arquitetura no Rio de Janeiro, a ser agendado pela Rio Eventos.
Art. 11 – Disposições Finais
Casos omissos serão resolvidos pela Direção do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e Rio Eventos.
Rio de Janeiro, 31 de julho de 2020.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][vc_single_image image=”8897″ img_size=”f962x117″ alignment=”center”][/vc_column][/vc_row]