A Rede de Estudos Avançados em Leitura – foi constituída entre a dispersão do grupo fundador do PROLER, e a criação da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, em 2006. O eixo destes programas foi a criação e manutenção de políticas de leitura, organizadas desde a sociedade civil com apoio das entidades governamentais.
RELER – Rede de Estudos Avançados em Leitura – é uma rede que tem por objetivo primeiro integrar professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, de universidades brasileiras, para discutirem e promoverem a leitura, além de formar novos leitores. A rede, criada pela Cátedra UNESCO de Leitura, hoje fazendo parte do iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC Rio, está aberta a pesquisadores de Universidades Públicas e Particulares, cujo núcleo de estudos abordem teorias da leitura, formação de leitores, metodologias, práticas leitoras etc.
A RELER propõe o debate e compartilhamento de informações acadêmico-científicas em torno do ato de ler concebido em diferentes linguagens e suportes leitura, visando sua troca e publicação em revistas especializadas e tem espaço de divulgação no site Cátedra Unesco de LEITURA. Pretende-se constituir uma associação que os integre com representação junto a instituições e organismos oficiais, como Capes, CNPq, fundações de pesquisa e outras.
Dessa forma, o acesso ao site da instituição permitirá a todos investigar, interagir e interferir, de acordo com suas áreas de interesse. Com isso, abre-se, diante de cada pesquisador, um novo espaço de informes, no qual ele poderá compartilhar artigos, vídeos e ementas; divulgar cursos, seminários, simpósios e eventos em torno da leitura; além de dispor de ocasião para propor debates e em fóruns e chats, que podem suscitar.
Por fim, os participantes da RELER podem contar com o suporte e assessoria da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio para formar e revitalizar sub redes e chancelar projetos ligados ao tema, nos seus estados de origem.
Desde sua constituição em 2006, a RELER se reuniu presencialmente sempre durante os Encontros Nacionais da Cátedra UNESCO de Leitura, em suas 6 edições:
-
- I Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Pedra de Guaratiba-RJ/2007
Encontro de apresentação dos parceiros oriundos do Proler que permaneciam engajados no esforço de promover a leitura, agora com a Cátedra Unesco na PUC. - II Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – UFRN – Natal-RN/2008
Encontro de amplitude regional muito importante pela aliança com os Seminários de Educação organizados pela Dra. Marly Amarilha - III Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – UESC – Ilhéus- BA/2009
Integrando os campus da Universidade. Nossa presença articuladora resultou inclusive em publicação partilhada. - IV Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Porto Alegre- RS/2010
Articulado com os Seminários de Literatura Infantil da PUC- RS pela ação da profa. Vera Aguiar, o encontro teve caráter internacional. - V Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Goiânia-GO/2011– UFG – Universidade Federal de Goiás
Celebrando uma integração com a região Centro-Oeste, abriu-se nosso horizonte para um trabalho bem proveitoso de integração entre pesquisadores de diferentes IES. - VI Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Porto Alegre- RS/2012- Retomada de encontros internacionais e articuladores da Cátedra no Mercosul.
- VII Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Rio de Janeiro -RJ / 2016 – Na comemoração dos 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura, a RELER assumiu sua participação na publicação da L.E.R – Leitura e Revista e o compromisso com a organização de um Simpósio Internacional de Leitura
- VIII Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Rio de Janeiro – RJ/ 2017 – II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEITURA. Especialistas e educadores da rede de pesquisadores – RELER, e de instituições internacionais estiveram reunidos em um debate sobre o tema: LEITURA, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO.
- I Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Pedra de Guaratiba-RJ/2007
Naquelas ocasiões, além das trocas de experiências acadêmicas, a pauta sempre tratou da responsabilidade pela produção de conhecimento em Leitura, desenvolvida nas específicas áreas de atuação e de propostas de expansão e ampliação das possibilidades de trabalhos em parceria.
Pesquisadores da RELER
Instituição: (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco
Linhas de Pesquisa:
Estudos sobre a metáfora
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculo e Francês pela Universidade Católica de Pernambuco (1982); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Pós-doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013).
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Linhas de Pesquisa:
Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras – Literatura e Ensino – pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras – Estudos Literários – pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL da ANPOLL, dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades. Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor – Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.
Instituição: (ULBRA) Universidade Luterana do Brasil –Campus Canoas
Linhas de Pesquisa:
Literatura Infantojuvenil e Leitura
Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996).
Coordenadora do Programa de Leitura Fome de Ler
Instituição: (UNIFESSPA) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Linhas de Pesquisa:
Professor Efetivo (UNIFESSPA). Professor Substituto (UFT). Pós-Doutor em Letras (UFT). Pós-Doutor em Letras (PUC-Rio). Doutor em Teologia (PUC-Rio). Mestre em Teologia (PUC-Rio). Licenciado em Pedagogia (Anhanguera). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UGF). Bacharel em Teologia (STBSB). Membro da equipe de mídia na 8ª Assembleia da Federação Luterana Mundial (Curitiba, Brasil), na viagem de estudos à Europa a convite do Comitê de Igrejas Protestantes da Alemanha (Géneve/Suíça e Bonn, Berlin e Bad Oldesloe/ Alemanha); na reunião da diretoria do Conselho Mundial de Igrejas (Potsdam e Berlin, Alemanha); na reunião do Conselho da Federação Luterana Mundial (Wittenberg/Alemanha); na assembleia da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (Buenos Aires/ Argentina); na Conferência Edimburgo 2010 (Edinburgh/Escócia). Membro da Comissão Organizadora do I Simpósio Internacional de Teologia, Pesquisador e Editor no Instituto Interdisciplinar de Leitura – iiLer / Cátedra UNESCO de Leitura (PUC-Rio).
Instituição: (UNESPAR) Universidade Estadual do Paraná –Campus Paranaguá
Linhas de Pesquisa:
Literatura infantil, leitura, literatura juvenil e formação do professor.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunto II da UNESPAR, Campus Paranaguá.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GELIJ -Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil
GETI – Grupo de Estudos em Teorias da Infância
GETT – Grupo de Estudos de textos teóricos fundamentais sobre a leitura
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006).
Instituição: (UESPI) Universidade Estadual do Piauí
Linhas de Pesquisa:
Leitura e Literatura infantil e juvenil
Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (1994), Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí, atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras.
Instituição: (UEG) Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina
Linhas de Pesquisa:
Leitura e Literatura
Possui graduação em Licenciatura Em Português pela Universidade Federal de Goiás (1992) e mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás – UFG, (2013).
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
(GEPEL) Imagens da Leitura na Escrita Ficcional; ( GELIJ) Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil; GEHERM – Grupo de Estudos Interdisciplinares Hermenêuticos; GETI – Grupo de Estudos em Teorias da Infância; GETT – Grupo de Estudos de textos teóricos fundamentais sobre a leitura
Estudos avançados sobre a formação do leitor: literatura brasileira, cultura e diálogos (inter)disciplinares (CESJF); Leitura e Literatura (UFG)
Possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Co-fundadora da Cátedra UNESCO de Leitura e criadora do Programa Nacional de Leitura (Proler).
Instituição: ( UNESP) Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras , Câmpus de Assis-SP
Linhas de Pesquisa:
Leitura e Literatura na Escola (UNESP – Assis – SP) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR-Curitiba-PR).
Graduada, mestrada e doutorada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” ? UNESP, Câmpus de Assis, Estado de São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. . Professora assistente doutora na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras (FCL da UNESP, Câmpus de Assis-SP)
Instituição: ( UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Linhas de Pesquisa:
Biblioteconomia, cultura e sociedade.
Possui doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). É docente na Escola de Biblioteconomia, e no Programa de Pós-Gradauação em Biblioteconomia (PPGB) da UNIRIO, desde 2006. Lidera o Grupo de Pesquisa Bibliotecas Públicas no Brasil (GPBP) onde concentra suas pesquisa no campo das políticas públicas de leitura, literatura, livro e bibliotecas. Atuou como diretora do Departamento de Bibliotecas Públicas da cidade de São Paulo (2001-2003) e coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (2011-2015).
Intituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GEPEL- Imagens da leitura na escrita ficcional; GETT – Grupo de Estudos de textos teóricos fundamentais sobre a leitura
Com graduação em Engenharia Mecânica (1994), mestrado em Literatura Brasileira (1997) e doutorado em Estudos de
Literatura (2002) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GELIJ -Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil; GETI – Grupo de Estudos em Teorias da Infância
Graduou-se em Letras pela PUC-Rio (2014). Atualmente, cursa o Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq), é colaborador do
iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e seus interesses de pesquisa enfocam questões como infância, escrita, arquivo e leitura.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GETT – Grupo de Estudos de textos teóricos fundamentais sobre a leitura
Mestre em Literatura Brasileira, graduada em Comunicação Social e Administração, especialista em Gestão do Conhecimento. Vice-Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio. Coordena o programa “Destrava Línguas” que objetiva a formação de leitores para funcionários da PUC-Rio. Tem se dedicado a pesquisar as relações da leitura em organizações empresariais e o mundo do trabalho.
Instituição: (UFG) Universidade Federal de Goiás
Linhas de Pesquisa :
Leitura e Literatura
Possui mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1988) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa sobre poesia contemporânea (2009). Coordena a Rede Goiana de Leitura e Ensino de Poesia.
Instituição: (UFRPE) Universidade Federal Rural de Pernambuco
Linhas de Pesquisa :
Desenvolvimento e Processos Educacionais e Culturais da Infância e da Juventude
Possui graduação em Letras (1995). Mestrado em Letras (1999). Doutorado em Educação (2007). Investiga abordagens inter e transdisciplinares relacionadas aos temas formação docente e prática pedagógica, formação do leitor e direitos humanos da infância. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas, Identidade (UFRPE/FUNDAJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Universidade de Pernambuco.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GEPEL- Imagens da Leitura na Escrita Ficcional
Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1992). Atualmente é Coordenadora Administrativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupo de Pesquisa:
GELIJ -Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil
Possui graduação em Psicologia pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1986), Especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela UFF – Universidade Federal Fluminense e Especialização em Leitura: Teoria e Prática pela PUC-RJ – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Gurpos de Pesquisa
GEPEL-Imagens da Leitura na escrita ficcional
Graduada em Pedagogia pela PUC Rio, Pós-graduada (lato sensu) em Metodologia da Comunicação pela PUC-Rio. Como pedagoga, atuou como Supervisora Educacional em Escolas Públicas da Rede Municipal e Distrito de Educação e Cultura. Atua na área da Leitura e da Literatura desde 1989, tendo sido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; da Assessoria de Integração Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação; Leia Brasil – Programa de Leitura da Petrobras; Sesc Rio; Cátedra UNESCO de Leitura PUC- Rio; iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio
Instituição: (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Linhas de Pesquisa:
Teoria da Leitura e Ensino de Literatura
Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1974) atual Universidade Católica Dom Bosco – UCDB; especialização (1981) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982); doutorado pela University of London (1990). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.
Instituição: (UFPR) Universidade Federal do Paraná
Linhas de Pesquisa:
Literatura Brasileira e Leitura
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1967), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professor sênior da Universidade Federal do Paraná.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupo de Pesquisa:
GELIJ -Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil
Pós-Doutorado em Letras pela PUC-Rio (2011) e Doutorado em Comunicação Social/Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.ECO/MCT.IBICT (2002). Professora Aposentada da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Instituto Interdisciplinar de Leitura /Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Coordenadora da Biblioteca do iiLer e do Grupo de Ledores do iiLer. Responsável pela reorganização e dinamização das bibliotecas da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio (2008-2012), da Casa da Leitura/PROLER (1992-1996), do Museu Histórico Nacional (1986-1991) e do Colégio Bennett (1980-1986).
Instituição: (FCB) – Fundação Cultural de Blumenau
Linhas de Pesquisa:
Formação de Leitores
Possui mestrado em Educação com pesquisa na área de leitura e literatura. Coordenadora Proler Blumenau – Programa Nacional de Incentivo a Leitura 2001/2008. Professora em cursos de Pós Graduação na área de leitura e literatura no Estado de Santa Catarina. Coordenadora Pedagógica no estado de Santa Catarina do Programa Agentes de Leitura / Cátedra UNESCO de Leitura /PUC – Rio / MEC/Minc
leitura@fcblu.com.br
Instituição: (UFES) Universidade Federal do Espírito Santo
Linhas de Pesquisa:
TICs e ensino da língua portuguesa
Possui Doutorado em Letras – Estudos de Literatura (Brasileira), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Língua Portuguesa), obtido em 1977 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a dissertação Prescrição, Descrição, Produção – três abordagens de ensino.
Instituição: (UFG) Universidade Federal de Goiás
Linhas de Pesquisa :
Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão (1995), Mestrado em Letras e Lingüística (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2009) e Pós-Doutorado na UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2014). É Professora Associada da Universidade Federal de Goiás – Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística – Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado).
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupo de Pesquisa:
GETT – Grupo de Estudos de textos teóricos fundamentais sobre a leitura
Formação no Magistério, pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Graduada em Português Literaturas pela Faculdade de Humanidades Pedro II, Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), Doutora em Letras pela PUC-Rio (2010). Professora aposentada da Rede pública e particular de Ensino onde atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisadora do iiLer (Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio) e da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
Instituição: (UFPA) Universidade Federal do Pará
Linhas de Pesquisa:
Memória e Intertextualidade, Leitura e Tradução Intercultural
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Notre Dame (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Pós-doutoramento sob orientação da Profa Ana Amorim de Alencar, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação Ciência da Literatura (linha de pesquisa: Estudos semiológicos: Texto, Leitura e Transdisciplinaridade) Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Professora do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia.
Instituição: (UNIVILLE) Universidade da Região de Joinville
Linhas de Pesquisa:
Imbricamentos de Linguagens
Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado, mestrado em Literatura e doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do Programa de Pós – graduação Patrimônio Cultural e Sociedade e Curso de Letras Coordenadora do Programa Institucional de Incentivo à Leitura PROLER/UNIVILLE e Coordenadora do Comitê PROLER/JOINVILLE
Instituição:( UFT ) Universidade Federal do Tocantins
Linhas de Pesquisa:
Teoria da Literatura , Literatura Comparada e Leitura
Graduação em Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), Especialização em Literatura Brasileira pela UERJ (1997), Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Uerj (2008) e Pós-Doutorado em Teoria Literária pela PUC-Rio ( 2011). Atualmente é professora adjunta de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na graduação em Letras e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína.
Instituição: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Linhas de Pesquisa:
Estudos Avançados sobre a formação do leitor
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009).
Instituição: (PUCRS) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Linhas de Pesquisa:
Literatura Infanto-Juvenil, Leitura e Ensino, História da Literatura
Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, Professora Titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, as disciplinas de Leitura de Autores Brasileiros, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Construções Simbólicas, Literatura Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens.
Instituição: (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Grupos de Pesquisa:
GEHERM – Grupo de Estudos Interdisciplinares Hermenêuticos
Possui Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestrado em Teologia Pastoral , pela mesma IES. Foi professora na FAVALE/UEMG, onde também foi Coordenadora de Extensão no NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAVALE). É designer instrucional e web designer. Trabalha no Instituto Interdisciplinar de Leitura e Cátedra Unesco de Leitura PUC -Rio no Setor de Comunicação e Tecnologia da Informação e Comunicação.