Criada em 2006, a partir da assinatura de um acordo entre a UNESCO, programa Unit Twin e a PUC-Rio, nascera do diálogo entre os professores Eliana Yunes (Letras), Luiz Antônio Coelho (Artes e Design) e Tania Dauster (Educação) sobre as interdisciplinaridades da leitura de texto e imagem na formação de leitores.
A proposta viera em sequência de uma série de pesquisas em teoria e metodologia, já presentes por ocasião do PROLER, da Fundação Biblioteca Nacional (Affonso Romano de Sant’Anna, 92/96) e encontrara na Finep o apoio para se instalar e estender-se ao diálogo internacional.
Organizada como um centro de pesquisa e de atividades de práticas leitoras, recebeu em doação um acevo de 12.000 títulos de LIJ e 3.000 obras nacionais e estrangeiras de estudos sobre a formação de leitores dentro e fora da escola, além de uma coleção de cerca de 2.500 obras teóricas envolvendo o tema da interpretação, de gênese pluridisciplinar.
Desde então e ao longo dos dez anos iniciais, fomentou projetos, editou revistas e promoveu publicações, instituiu prêmios e desenvolveu estudos, articulando pesquisadores e universidades, colaborando com secretarias, ministérios e instituições com programas afins, na execução e criação de ações em favor de mediadores para formação de leitores, pelo exercício da experiência e fruição dos atos de ler.
Em 2012 integrou-se ao iiLER, fortalecendo a presença da PUC-Rio entre as instituições pioneiras que se ocuparam da leitura, acadêmica e socialmente, na criação de disciplinas e cursos de graduação e pós que contribuíram, sobretudo, para afirmar a nova dimensão e amplitude do conceito que deixou as fronteiras da alfabetização para alcançar o entendimento do mundo, filosófico e político, na esteira de múltiplas linguagens.
Neste horizonte ampliado, a Cátedra Unesco de Leitura apresenta-se como uma referência para os interessados e os comprometidos com a geração de um país de leitores, tal como o sonhou, há cem anos, Monteiro Lobato.