Carta aberta do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio sobre o Prêmio Jabuti – Edição 2018

O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio tornam público seu desconforto com o novo formato do Prêmio Jabuti que, ao (1) reunir em uma única categoria livros destinados a crianças e jovens e (2) alocar a Ilustração em uma categoria técnica do eixo Livro, reitera a desvalorização e desqualificação sofrida pela Literatura Infantil e Juvenil (LIJ) desde seu surgimento.

Se, por um lado, a junção das categorias infantil e juvenil desconsidera aspectos históricos, teóricos e críticos do objeto livro na contemporaneidade, além de questões específicas de recepção, por outro lado, o deslocamento da categoria Ilustração para um eixo técnico mostra não apenas o desconhecimento do papel fundamental da narrativa visual na construção do imaginário do leitor, mas também o desprestígio do trabalho autoral e original de inúmeros artistas brasileiros que há anos vêm se dedicando com inventividade à LIJ, trabalho este laureado com prêmios nacionais e internacionais, a exemplo do Prêmio FNLIJ, Selo Cátedra 10 e Hans Christian Andersen Award (IBBY).

Além disso, lamentamos que a resposta do então curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, ao artigo do especialista Volnei Canônica não tenha discutido amplamente aspectos teórico-críticos pertinentes à LIJ, mas se limitado a uma postura inconciliável com aquilo que se espera de um responsável pela organização de uma premiação tão reconhecida e importante no cenário editorial brasileiro. O ataque gratuito e pessoal ao articulista e ao ilustrador Roger Mello ratifica, infelizmente, uma atitude intolerante às diferenças e ao diálogo. Sentimos ainda que, mesmo diante de toda a consternação de autores, ilustradores, editores e pesquisadores da área, a atual curadoria do Prêmio não tenha manifestado a intenção de rever a reformulação das categorias concernentes à Literatura Infantil e Juvenil.

Por fim, nos solidarizamos com todos os profissionais da área do livro e da leitura que têm levantado sua voz em defesa desta literatura considerada, ainda hoje, um gênero menor.

Atenciosamente,

 

Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio
Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil
Grupo de Estudos em Teorias da Infância
Rede de Estudos Avançados em Leitura
1 Comentário

Comentários estão desativados.

  1. Irene Ernest Dias 2 anos atrás

    Parabéns à Cátedra por seu firme posicionamento diante dessa iniciativa incompreensível dos coordenadores do Jabuti.

Fale com o iiLer

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos o mais cedo possível.

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas