Nota de pesar

Francisco Camêlo

O iiLer e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio lamentam a morte do professor, crítico literário e sociólogo brasileiro Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017). Autor de livros de enorme relevância para o estudo e a compreensão da literatura e cultura nacionais, a exemplo de Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, Literatura e sociedade e Os parceiros do Rio Bonito, Antonio Candido exerceu, ainda, papel importante na vida política do país, como militante e crítico perspicaz a retrocessos no campo dos direitos. Humanista, acreditava que “a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável”.