Lançamento da Revista Cátedra Digital

revista_dgital_201601

Na última quinta-feira, 28 de abril, ocorreu o lançamento da Revista Cátedra Digital, no Anfiteatro Junito Brandão, na PUC-Rio.

A abertura do evento foi feita por Érico Braga, com um texto inspirador e poético sobre a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e o que ela representa na formação e na congregação de leitores. A revista terá periodicidade quadrimestral e vai tratar de temas essenciais para a leitura e para a formação humana, tendo como pauta as temáticas prioritárias da UNESCO no âmbito de sua proposta de “Educação para Todos”.

A importância da leitura na construção de um sentido para a vida e no desenvolvimento cultural e humano, foi relatada não só pelo coordenador Érico Braga, mas também por outras pessoas relacionadas à Cátedra e à PUC-Rio.

O evento contou com a presença e falas do Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio Sérgio Bruni, com o escritor Affonso Romano de Sant’anna e com a ex-diretora da Cátedra Eliana Yunes. Maria Clara Cavalcanti, pesquisadora do iiLer, iniciou o evento contando uma história de Eduardo Galeano extraída de “O Livro dos Abraços” e Maria Helena Ribeiro, também pesquisadora do Instituto, leu o poema “Aula de Leitura” de Ricardo Azevedo.

A apresentação da Revista Cátedra Digital ficou por conta da coeditora da 1ª edição, que tem como temática Gêneros, Maria Cristina Furtado.

Alessandro Rocha, diretor do iiLer, subiu ao palco para apresentar o Cátedra 10, série de eventos que irão acontecer ao longo de 2016 para celebrar os 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a ser celebrado em agosto. O lançamento da Revista deu início a uma agenda de atividades como exposições, varal de poesias, blitz da leitura, mesas redondas, espetáculos teatrais, oficinas, exposições, encontros com autores e troca-troca de livros. O Instituto Interdisciplinar de Leitura e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, pretendem comemorar estes 10 anos com muita alegria e participação de toda comunidade acadêmica.

No encerramento, foi realizado um brinde com todos que participaram da organização e criação da revista e com o público presente.

.