Passos no porão, de Maria Clara Cavalcanti, está entre os finalistas do Jabuti!

Capa_Dura_Passos_no_por_oOs finalistas da 57ª edição do Prêmio Jabuti foram anunciados na noite desta quinta-feira. No total, foram inscritas 2 573 obras em 27 categorias, duas delas inseridas neste ano na premiação, Adaptação e Digital Infantil.

Passos no Porão, de nossa pesquisadora Maria Clara Cavalcanti, está entre os 10 mais cotados na categoria.

“Nas noites em que o vento soprava forte, o menino ouvia passos no porão e, com muito medo, corria para a cama do pai, que o acolhia com braços protetores.  Transformando medo em aconchego, suspense em afago, a especialista Maria Clara Cavalcanti (iiLer PUC-Rio) e o ilustrador Luís Silva oferecem ao leitor uma obra sensível e poética sobre a relações familiares que sobrevivem ao tempo. No livro, as ilustrações opostas à página do texto dialogam e ampliam o horizonte da narrativa. Assim, vemos, por exemplo, o crescimento do menino e a perda do medo. Sugerindo a sobrevivência dos afetos diante da força do tempo, a obra potencializa ainda reflexões sobre confiança, saudade, medo e perspectiva” (Francisco Camêlo, pesquisador do iiLer).

Os três primeiros colocados de cada categoria serão conhecidos em 19 de novembro. Já a entrega do prêmio, bem como o anúncio do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção, será em 3 de dezembro.

Estamos na torcida, não só por nossa pesquisadora, autora de vários títulos primorosos, mas pelo livro – texto de uma delicadeza e intensidade literária que merece reconhecimento.

Fale com o iiLer

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos o mais cedo possível.

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas