Flip 2015

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta terça-feira as atrações do show de abertura de sua 13ª edição. Músicos locais, Luís Perequê e o grupo de ciranda Os Caiçaras foram escalados junto com a cantora paulistana Dani Lasalvia. Como no ano passado, a apresentação será realizada no palco da Flipinha, ao lado da Igreja Matriz da cidade do interior fluminense, às 21h30m da próxima quarta-feira.

Mário de Andrade, autor homenageado deste ano, foi um dos primeiros intelectuais brasileiros a se interessar pelos ritmos folclóricos, que são trabalhados pelos artistas escolhidos para abrir a festa. No entanto, a falta de um nome de peso chama a atenção. No ano passado, a apresentação foi realizada por Gal Costa. Mauro Munhoz, diretor-geral da programação principal da festa, defende a escolha:

— O Luís Perequê tem um trabalho muito interessante para preservar as manifestações culturais, está muito ligado aos conceitos do Mário. Ele escolheu a Dani Lasalvia porque ela também trabalha com isso. E, no fim, os cirandeiros vão conduzir todos para dançar na praça principal da cidade.

Até o momento, a Flip conseguiu captar R$ 7,44 milhões para os cinco dias de evento. O valor é menor do que os R$ 9,3 milhões de 2014 e os R$ 8,6 milhões de 2013. A crise econômica que atinge o país já havia sido sentida no ano passado e se reflete ainda mais este ano.

— Estamos em um ano de enxugamento. Somos uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Um dos nossos compromissos é ter responsabilidade no uso de recursos. Estamos fazendo uma Flip de qualidade dentro dos padrões impostos — explica Munhoz, que também preside a Associação Casa Azul, entidade que organiza a festa.

Luís Perequê: músico foi escolhido para comandar a festa.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/livros/mais-enxuta-flip-anuncia-shows-de-abertura-16529657#ixzz3eSPt3RwK
© 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.