PARTICIPAÇÕES

 

Mempo Giardinelli

Fundación Mempo Giardinelli

Preside uma fundação dedicada ao fomento da leitura. Foi professor da Universidade Iberoamericana (México), da Universidade Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade de Virgínia (Estados Unidos). É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Poitiers (França).

 

Helena Modzelewski

Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação – Universidade da República (Uruguai)

Doutora em Filosofia pela Universidade de Valencia (Espanha); DEA em Filosofia pela Universidade de Valencia; Mestrado em Literatura Latinoamericana pela Universidade da República (Uruguai); Licenciada em Filosofia pela Universidade da República e pela Universidade de Valencia; Assistente de cátedra do Departamento de História e Filosofia da Educação, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, Universidade da República.

André Lázaro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador Acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Sede Acadêmica Brasil, onde atua como pesquisador e ocupa também a Coordenação do Programa Políticas de Educação Superior.

 

Marcia Elisa Rendeiro

6ª Coordenadoria de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Memória Social pela UNIRIO. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro – Gerência de Educação da 6ª Coordenadoria de Educação do Rio de Janeiro. Especialista em História do Brasil.

Francisco Gomes De Matos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É consultor corporativo, Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Camara da UFPE e membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio.

Luiz Eduardo Soares

Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado em Filosofia Política. Foi Secretário Nacional de Seguração Pública (2013), Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro (1999/2000), pesquisador e professor visitante em universidades brasileiras e no exterior. Atualmente, é professor da UERJ e coordena o curso a distância de Gestão e Políticas em Segurança Pública, na Universidade Estácio de Sá. É autor dos livros Cabeça de porco, Elite da Tropa, entre outros.

Carlos Otávio Fiuza Moreira

FIOCRUZ

Doutor em Educação pela PUC-Rio. Pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). É autor do livro Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey (2002).

Vera Teixeira de Aguiar

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 Doutora em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, Professora Titular aposentada da PUCRS, onde lecionou, nos níveis de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, as disciplinas de Leitura de Autores Brasileiros, Sociologia da Leitura, Literatura Infantil e Construções Simbólicas, Literatura Juvenil, Arte e Sistema Cultural e Literatura e Ensino. Desenvolve pesquisas nessas áreas, salientando o lugar da literatura na vida social e sua interação com outras linguagens.

Nanci Nóbrega

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Estágio Pós-Doutoral em Letras (PUC-Rio) e Doutorado em Comunicação Social/Ciência da Informação (UFRJ). Coordenadora da BLLIJ (Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). Pesquisadora do iiLer e do Grupo  de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil/ CNPq. Integra também o Projeto de Pesquisa CNPq Antropologia da Informação e Redes Sociais na Saúde. Tem experiência na área de Leitura, com ênfase em Acervos e Narrativas, Bibliotecas para Crianças, Dinamização de Acervos, Literatura Infantil e Biblioterapia; e na de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação Cultura e Sociedade, Ação Cultural e Antropologia da Informação

Erica dos Santos Rodrigues

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É professora do Departamento de Letras da PUC-Rio desde 1996, e vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem dessa instituição, com atuação na área de Psicolinguística. É integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog). Entre seus tópicos de estudo, destaca-se a investigação da leitura e da escrita, a partir de uma abordagem processual, com caracterização de demandas particulares associadas a gêneros textuais distintos e diferenças de suporte/contexto (impresso e digital).

Luiz Edmundo da Costa Leite

Engenheiro

Professor Aposentado do Departamento de. Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Escola Politécnica, UFRJ;  M.Sc., em Engenharia Ambiental, pela West Virginia University, U.S.A.; Professor Visitante da Universidade do Texas, Austin, Professor em Cursos da FGV, IBAM, EPPG, PUC-RJ, etc.

Ernani Alcides da Conceição

Cientista Social

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (UERJ). Foi professor do ensino fundamental (2002 – 2012) Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Foi Coord. da Biblioteca Lima Barreto da Redes da Maré. Atualmente Coordenador e Professor do Pré-vestibular Redes de Saberes da Redes da Maré. Um dos fundadores da Redes da Maré.

Juliana Leite

Graduada em Comunicação Social e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua dissertação de mestrado “Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet”, defendida em 2017, reflete seu interesse na pesquisa dos cenários contemporâneos da leitura em interface com as tecnologias digitais.

Ebe Lima

Universidade Estadual de Goiás

 Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. É Professora Titular da Universidade Estadual de Goiás, pesquisadora associada da RELER e integrante da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia (FAPEG) e do Diretório de Pesquisa – CNPq Leitura e Literatura.

Jason Prado

Cátedra UNESCO de Leitura

Criador da Leia Brasil, ONG de Promoção da Leitura.
Publisher dos Cadernos de Leituras Compartilhadas e organizador de A Formação do Leitor: Pontos de Vista (1999); Reciclasa: novos usos para antigos materiais (2006); Vivências de Leitura (2007); Leitura de mundo através da Narrativa Dramática (2008) e Diferentes heróis, diferentes caminhos (2008).
Consultor da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.
Entre outros prêmios, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2006.

 

Eliana Yunes

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pela Universidade de Málaga (1976) e em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), e da PNL – Fundação Biblioteca Nacional. Ensaísta, crítica e pesquisadora em formação de leitores, interdisciplinaridade, infância e cultura. Assessora da UNESCO para políticas de leitura; foi coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer).

 

Alessandro Rocha

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Teologia pelo CES/JF, Graduado em Filosofia pela UCP, Especialista em Ciências da Religião pela UGF, Especialista em Gestão do Ensino Superior pela PUC-MG, Mestre em Teologia pelo STBSB, Doutor em Teologia pela PUC-Rio, Pós-doutor em Literatura pela PUC-Rio.Escritor de vários livros e artigos científicos. Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e editor chefe da revista Leitura em Revista (LER)

 

Érico Braga

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Com graduação em Engenharia Mecânica, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Estudos de Literatura (2002) pela PUC-Rio, atualmente coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, é professor, músico, compositor, escritor, editor da Revista CÁTEDRA DIGITAL e da Editora Antigo Leblon, e com experiência na área de Formação de Leitores.

 

Denise Ramalho

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Faz parte do (GEPEL) Imagens da Leitura na Escrita Ficcional e do (GELIJ)  Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil.

Luiz Antonio Coelho

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

 Doutor em Comunicação Social, Media Ecology Program, pela New York University, com pós-doutoramento nas Reading University e Birmingham University, na Inglaterra. É Professor Emérito da PUC-Rio. Foi Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) e coordenador adjunto da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Atua principalmente nos temas: design, cinema, livro, livro.

Angela Rolla

Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Teoria Literária e especialista em literatura infantojuvenil. Atua no
Curso de Letras da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) como pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação. Na pós-graduação coordena o Curso de Especialização EAD Língua,
Literatura e Novas Mídias. Membro ativo do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL, é responsável pela criação e desenvolvimento de programas de leitura, como ADOTE UM ESCRITOR e em
especial o PROGRAMA DE LEITURA FOME DE LER /Ulbra, desenvolvido desde 2003 em escolas públicas e privadas do RS, sob sua coordenação.

Coordenadores de Eixo Temático

 

Valéria Pereira

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Coordenação do GT Leitura e Educação

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009).

 

Goiandira Ortiz

Universidade Federal de Goiás

Coordenação do GT Leitura e Cultura Popular

Possui mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1988) e doutorado em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1997). Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa sobre poesia contemporânea (2009). Coordena a Rede Goiana de Leitura e Ensino de Poesia.

 

Hugo Monteiro

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Coordenação do GT Leitura, Juventude e Infância

Doutor em Educação (2007). Investiga abordagens inter e transdisciplinares relacionadas aos temas: formação docente e prática pedagógica, formação do leitor e direitos humanos da infância. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas, Identidade (UFRPE/FUNDAJ) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional da Universidade de Pernambuco

 

Taiza Mara Rauen Moraes

Universidade da Região de Joinville

Coordenação do GT Leitura e Novas Tecnologias

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e coordenadora o Programa Institucional de Incentivo à Leitura PROLER/UNIVILLE e o Comitê PROLER/JOINVILLE

Quanto custa o Brasil que não lê?

Vai apresentar trabalho? Fique atento às datas!

Inscrições prorrogadas para 25/09!

Goiandira Ortiz

Entre em contato

Tem alguma dúvida? Entre em contato com o iiLer!

Enviando
 

@2017 iiLer PUC-Rio Todos os direitos Reservados - Webmaster responsável : Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?