banner leituras eleitores
O selo Leituras & Leitores viabiliza a publicação de livros da área da leitura que atendam a públicos específicos, como pesquisadores, comunicadores, professores e educadores. A coleção se desdobra em três sub coleções : Formação, Múltiplas Linguagens, Teoria e Prática.
Leituras e Leitores [multiplas linguagens]
Apresenta a leitura como um exercício que não se limita à linguagem escrita e que abrange diversas linguagens com as quais lemos e escrevemos o mundo: do grafite ao cinema, das artes plásticas ao design, da arquitetura às cidades
 leitura digitalLEITURA DIGITAL

Eliana Yunes e Alessandro Rocha

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 155 páginas

O livro Leitura Digital, organizado por Eliana Yunes e Alessandro Rocha reúne aspectos da pesquisa de Karin Thiele Q. Dracxler e de Sérgio Ricardo França da Silva sobre a leitura e seus novos suportes. A obra enfoca um tema de interesse para diferentes áreas de estudo, em especial, Comunicação Social, Informática, Design, Leitura e Literatura. Trata de dois textos de naturezas distintas, mas que dialogam entre si na medida que a primeira parte cuida mais do impacto das tecnologias digitais e da cibercultura na cognição, relações sociais, e produção do conhecimento sob o viés teórico, enquanto que a segunda parte trata do eBook, mais no viés técnico, terminando, inclusive com sugestões de ordem prática para a preparação de um livro impresso em livro eletrônico, o ePub.

Adquira o livro aqui!

 

Leitura pelo olhar do cinemaA LEITURA PELO OLHAR DO CINEMA

Eliana Yunes 

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 155 páginas

A literatura contemporânea incorporou muito da linguagem cinematográfica. Estes recursos são mais uma expressão de um modo de viver por descontinuidades e cortes, próprio da atualidade. A maioria do público, não dispondo da experiência ativa da narratividade cuja recepção inclui silêncio e reflexão elaborada, não se vê habilitada para a leitura, o tal ler levantando a cabeça , no dizer de Barthes, tratando da literatura. No cinema, a economia de tempo de leitura supõe uma perspicácia ágil para suprir a rapidez com que as imagens se movem; a leitura visual que parece óbvia (para os incautos), revela-se igualmente exigente ler os planos, as sequências, o enquadramento, olhares e gestos, além das legendas e sons.

Adquira o livro aqui!

 

Leituras e leitores_formacao
Apresenta uma série de reflexões que teorizam a formação de leitores e avaliam as práticas sob o olhar atento e crítico, apontando possíveis encaminhamentos a partir de experiências anotadas na ação e reflexão. Obras para os que formam mediadores de leitura.
Mapa do mundoMAPA DO MUNDO: crônicas sobre leitura

Martha Morais da Costa
coedição Editora Leitura
brochura / 16 x 23cm / 236 páginas.

Num mundo complexo, onde tudo nem sempre é o que aparenta e depende do olhar e da interpretação de cada um, a leitura é a bússola.
Na bagagem, os passageiros levam suas histórias e a vontade de aprender. Mapa do mundo é um companheiro na viagem de busca por novas perspectivas para nossa história.
biblioteca e ações de leituraBIBLIOTECA E AÇÕES DE LEITURA

Eliana Yunes e Alessandro Rocha

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 204 páginas

A biblioteca não é uma caixa fechada, é um lugar de convívio polifônico e arrebatador. Essa é a compreensão que emerge dos textos que compõe o livro Biblioteca e ações de leitura. Organizado por Eliana Yunes e Alessandro Rocha o livro reúne monografias de Ruben Pérez-Buendía, Bárbara Andréa Anaissi Mello e Elizabeth Machado Soares resultantes do Curso de Especialização Leitura: teoria e práticas realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, promovido pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. O livro almeja contribuir para ampliar a visão do campo de ação da Biblioteconomia, uma vez que mostra não só atividades, tarefas, serviços, mas o papel transformador da ação como projeto, como política, como desejo e realização. Revela uma práxis, uma pedagogia da leitura enquanto possibilidade aberta à Biblioteca.

Adquira o livro aqui!
A transposição da Fábula Clássica
A TRANSPOSIÇÃO DA FÁBULA CLÁSSICA

Ismael dos Santos

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 325 páginas

Debruçado sobre uma tradição larga e onipresente, vasculha as referências sobre a fábula no ocidente, revisitando uma longa bibliografia de modo atento e crítico para entender sua permanência entre os saberes, num mundo digital; em seguida promove uma leitura sistematizada da fábula brasileira, discutindo questões polêmicas como intencionalidade, estratégias argumentativas e moralidades.

Adquira o livro aqui!
Made In EuropeMADE IN EUROPE, Lido no Brasil

Jorge de Souza Araújo

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 96 páginas

Este livro é fruto de uma pesquisa que situa a questão do acesso à leitura em nosso período colonial brasileiro, os impedimentos religiosos e estatais à livre expansão do acesso, produção e consumo do livro. No capítulo “Leitores padres, médicos, bacharéis, militares”, ao lado do apontamento distintivo das classes sociais com acesso à leitura, indica também a natureza censória na circulação dos livros, a solidez do confinamento intelectual nas províncias e o rigor determinista que cercava a atividade leitora. Traz ainda um índice remissivo de alguns autores e títulos que frequentaram as estantes brasileiras da época.

Adquira o livro aqui!
A ilustração Vital

A ILUSTRAÇÃO VITAL, Ortega y Gasset e o desenvolvimento de uma sociedade leitora.

Jéferson Assumção

coedição Editora Bestiário e Fundação Ortega y Gasset.

brochura 16,0 x 23 cm / 215 páginas

A Ilustração Vital- Ortega y Gasset e o desenvolvimento de uma sociedade leitora, de Jéferson Assunção, é uma obra muito relevante para pensar a leitura, porque além da base filosófica consistente é, ao mesmo tempo, oriunda de uma episteme muito pouco explorada , a de Ortega y Gasset, que o autor desenvolve no leitor com grande habilidade e faz confluir para o horizonte contemporâneo da ênfase no leitor com seus repertórios de vida; para estabelecer um diálogo com acervos da cultura.

Adquira o livro aqui!

 

Leituras e Leitores [teoria e pratica]
Apresenta os diferentes modos, perfis e histórias de formação de leitores através de entrevistas, depoimentos, crônicas, ensaios, análises literárias e críticas com o objetivo de conhecer e compreender a questão da Leitura.
Ler & FazerLER E FAZER.

Eliana Yunes 

coedição Editora Reflexão

brochura 16,0 x 23 cm / 152 páginas.

Coletânea de textos que fizeram parte do Proler e trazem um diálogo sensível com a prática diária de seu público interlocutor: formadores e mediadores de leitura, como professores, bibliotecários, autores. Através de registros de vivências da leitura, os textos buscam uma expressão menos formal e mais lúdica que dê conta da teoria e da prática, sem academicismos e sem receitas.

Adquira o livro aqui!
Idéias ao infinitoMONTEIRO LOBATO: IDEIAS AO INFINITO

Eliana Yunes (org.)

 
coedição Editora Reflexão / 2011 / orelhas Alessandro Rocha
brochura / 16 x 23cm / 252 páginas

Pesquisadores das áreas de Letras, Comunicação, Filosofia, Antropologia, Artes & Design e Teologia se debruçam, na obra de Monteiro Lobato, olhando-a em perspectiva e estabelecendo diálogos criativos e instigantes. Somente esse exercício justificaria uma obra como esta. Contudo, Monteiro Lobato: ideias ao infinito vai mais longe ao fazer uma ponte sobre dois mundos, aparentemente tão distantes: o universo da pesquisa e seus rigores, e o reino da literatura infantil e juvenil.

Partindo de uma dinâmica interdisciplinar, Monteiro Lobato: ideias ao infinito expõe em três blocos o Lobato escritor, pedagogo e o homem público. Como facetas de uma obra complexa, tais dimensões remontam o perfil de um pensador que contribuiu definitivamente para a criação de um novo imaginário, a partir do qual a criança pode ser redimensionada nos âmbitos literários e político-pedagógicos

Adquira o livro aqui!