GEPEL-Imagens da Leitura na escrita ficcional

Certificado no CNPQ
Eliana Lucia Madureira Yunes
Lingüística, Letras e Artes; Letras
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

A originalidade da pesquisa reside na inexistência de uma publicação que reúna em literatura de língua portuguesa, na obra ficcional de seus autores mais expressivos, fragmentos, contos, capítulos, memórias, passagens que tratem da representação de suas experiências com a leitura. O trabalho deve resultar na publicação de uma obra que reúna e trate teórica e criticamente esta produção nunca reunida. Durante a pesquisa serão organizados seminários abertos ao público que discutam o recorte e a leitura comentada da interpretação dos pesquisadores.

Pesquisadores Titulação máxima Data inclusão Currículo
Maria Helena Ribeiro dos Santos Especialização 18/12/2017 lattes
Clarissa Catarina Barletta Marchelli Mestrado 02/06/2016 lattes
Eliana Lucia Madureira Yunes Doutorado 02/06/2016 lattes
Lucia Villaça Renault de Oliveira Penteado Mestrado 02/06/2016 lattes
Patricia Osorio Burnier Costa Mestrado 02/06/2016 lattes

Nathalia Chehab de Sá Cavalcante

Doutorado 08/11/2016 lattes
Érico Braga Barbosa Lima Doutorado 02/06/2016 lattes

Leitura e leitura de imagens

Tratar da obra de ficção a partir das imagens produzidas pela linguagem verbal como impulso à construção das cenas e objetos pelo imaginário.

Literatura como teoria da leitura

Tratar a obra de ficção no horizonte das reflexões teóricas de autores contemporâneos em que o conceito de leitura seus desdobramentos e expressões possam ser reconhecidos como aportes substantivos a compreensão do ato de ler e de sua repercussão na vida sócio-cultural.