iiLer

O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) foi criado em 2012 com o intuito de desenvolver atividades de investigação científica e formação de leitores capazes de assumir uma atitude crítica diante da realidade sensível que os cerca e fazer uso social dessa capacidade.

Em sua estrutura acolhe a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, em atividade na Universidade desde 2006. Sua missão de promoção de leitura e formação de leitores tem como pano de fundo as metas de “Educação para Todos” estabelecidas pela UNESCO, visando à superação progressiva das desigualdades de ordem educacional e social.

Ambos adotam um conceito amplo e interdisciplinar de leitura, considerando-a para além do texto formal e escrito, colocando o indivíduo em diálogo com outras linguagens e saberes, provocando sua própria capacidade de ler o mundo e a transformação da realidade que o cerca.

Diretora

Gilda Carvalho

Conselho de Desenvolvimento

Eliana Yunes

Jesús Hortal Sanchéz, SJ

Affonso Romano de Sant’anna

Luiz Antonio Coelho

José Raymundo Martins Romêo

Pedricto Rocha

José Castilho Marques Neto

Denise Pini

Sergio Bruni

André Lázaro 

Coordenações e Equipe

Coordenação de Articulação Institucional

A Coordenação de Articulação Institucional cuida do relacionamento do iiLer com a comunidade PUC-Rio e com outras instituições. Dentre as principais ações da Coordenação estão:
Estabelecer parcerias e contatos interinstitucionais;

  • Promover interação com empresas, instituições e órgãos de governo interessados na implementação de projetos concernentes às áreas de atuação do Instituto;
  •  Manter contatos com especialistas nacionais e internacionais para a implementação de cursos, disciplinas, seminários, palestras e projetos de pesquisa relacionados com a questão nuclear da leitura;
  •  Propor e implementar projetos com o tema da leitura;

Todas essas ações visam à criação e ao desenvolvimento de uma rede ampla e permanente de intercâmbios com pesquisadores do Brasil e do exterior, com interesses similares, bem como a implementação conjunta de projetos de formação de leitores e de mediadores de leitura e o acompanhamento do desenvolvimento de políticas públicas nessa área.

Coordenação Administrativa

A Coordenação Administrativa tem como função geral planejar, implantar, coordenar e acompanhar os processos referentes às atividades administrativas do iiLer.

Além do planejamento e a contratação de novos integrantes da equipe, ela administra os recursos do instituto, sejam estes materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos, em conformidade com as políticas e normas da Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos da PUC.

É responsável pelo orçamento físico-financeiro do iiLer  e relatórios periódicos de acompanhamento e a prestação de contas de recursos provenientes dos projetos.

Acompanha o recebimento, guarda e utilização dos recursos materiais e patrimoniais, bem como providencia manutenção dos mesmos.

Dentro da Coordenação Administrativa , também está o setor de Comunicação e Criação Áudio-Visual.

 O setor de comunicação é responsável pela parte que diz respeito ao conteúdo audiovisual do iiLer e da Cátedra. Isso inclui a produção, edição, tratamento e divulgação de imagens, textos e releases, especialmente no que diz respeito à cobertura de eventos. Também atua na montagem desses eventos.

O setor também cria as artes gráficas para os projetos (cursos e eventos) do iiLer e da Cátedra, como os banners e pôsteres.

Analista do Setor de Comunicação e Criação Áudio-visual do iiLer

Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2008) e Mestre em Teologia pela mesma Universidade(2016). Com formação técnica em web designer, possui experiência em EAD através do trabalho como tutora no Curso de Teologia a Distância da PUC-Rio, experiência profissional com inclusão digital e implementação de métodos de utilização de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) em comunidades carentes através da ONG SOCID (Sociedade Digital) trabalhando no Projeto Furnas Digital (2007-2009). Coordenou a estruturação do curso de Teologia da FAVALE/UEMG (2012 -2013), foi Coordenadora de Extensão desta mesma IES. Atualmente supervisiona o Setor de Comunicação e Criação Áudio-Visual do iiLer e da Cátedra UNESCO de Leitura. É Editora Assistente da Revista LER e Assessora Editorial da Revista Cátedra Digital.

 

Beatriz Nicolsky – Comunicação Social (Jornalismo)

Camila Almeida – Design (Comunicação Visual)

Gabriel Liborio – Design (Mídias Digitais)

Guilherme Boisson – Comunicação Social (Jornalismo)

Leonardo Gelio – Comunicação Social (Cinema)

Verônica Jabarra – Design (Comunicação Visual)

 

Coordenação da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

A Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, oficialmente inaugurada em 2006 e integrada ao IILER (Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio) em 2012, é um centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de fala portuguesa (e espanhola, futuramente), com a missão de contribuir para a transformação do indivíduo e da sua relação com suas coletividades. Por meio da formação de leitores e de sua consciência leitora, a Cátedra UNESCO visa também a supressão progressiva das desigualdades de ordem educacional, de gênero e social.

Na base política, teórica e metodológica de nossas práticas está a integração entre vários agentes e instituições, a articulação entre comunidades, pesquisadores e agentes que, em redes de atuação conjunta, realizam trocas que fortaleçam e estimulem a continuidade das ações de mediação e formação de leitores.

Institucionalmente, cumpre à Cátedra UNESCO de Leitura atuar como consultora e supervisora na gestão de pesquisa do IILER. Com participação ativa na gerência de projetos e na articulação de conteúdos e acervos, concentra seus esforços na captura, absorção, catalogação e organização de toda informação produzida por equipe, parceiros ou em circulação interna, constituindo um banco de dados completo, inteligente e acessível aos diversos conteúdos, acervos, processos, ações, análises e registros de atividades.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , Mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Faz parte do (GEPEL) Imagens da Leitura na Escrita Ficcional e do (GELIJ)  Grupo de Estudos em Literatura Infanto Juvenil.

 Contato: denise.catedra@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela PUC Rio, Pós-graduada (lato sensu) em Metodologia da Comunicação pela PUC-Rio. Como pedagoga, atuou como Supervisora Educacional em Escolas Públicas da Rede Municipal e Distrito de Educação e Cultura. Atua na área da Leitura e da Literatura desde 1989, tendo sido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil;  da Assessoria de Integração Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação; Leia Brasil – Programa de Leitura da Petrobras; Sesc Rio; Cátedra UNESCO de Leitura PUC- Rio; iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio.

 Contato: mh.ribeiro@uol.com.br

Graduou-se em Letras pela PUC-Rio (2014).  Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq), é colaborador do iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e seus interesses de pesquisa são Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, Infância e Filosofia, Arquivos Pessoais de Escritores.

 Contato: ftcamelo@outlook.com

BLLIJ - Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

A Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil  Cátedra UNESCO de Leitura, é  um espaço que acolhe as múltiplas vozes de pesquisadores, reunindo possibilidades de reflexão para apropriação e construção de conhecimento em torno da leitura e da chamada literatura infantil e juvenil.

Somos uma biblioteca especializada nestas duas áreas, com
material precioso e único para pesquisas e ações de práticas
leitoras que envolvam a questão da formação de leitores e mediadores.

Coordenadora

Estágio Pós-Doutoral em Letras (PUC-Rio) e Doutorado em Comunicação Social/Ciência da Informação (UFRJ). Pesquisadora do iiLer e do Grupo  de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil/ CNPq. Integra também o Projeto de Pesquisa CNPq Antropologia da Informação e Redes Sociais na Saúde. Tem experiência na área de Leitura, com ênfase em Acervos e Narrativas, Bibliotecas para Crianças, Dinamização de Acervos, Literatura Infantil e Biblioterapia; e na de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação Cultura e Sociedade, Ação Cultural e Antropologia da Informação.

Contato: nanci@puc-rio.br

Lais

Orlando Pinna Neto – Departamento de Engenharia Civil

Fale com o iiLer

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos o mais cedo possível.

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas