Formação/Cursos

Nosso cursos e oficinas seguem as seguintes linhas:

  • Leitura: teoria e práticas
  • Literatura oralizada, contadores de histórias
  • Escrita criativa
  • Eventos literários
Workshop-PUPPET

Workshop PUPPET Bonecos de PET

O Workshop busca por meio da apropriação dos resíduos plásticos como matéria prima na confecção de bonecos, o workshop pretende potencializar no aluno a percepção/transformação do objeto pré-fabricado num novo objeto, agora dotado de características próprias, transformado num personagem.

Contação-de-Histórias---módulo-2

Contação de Histórias – módulo II

A contação de histórias tem sido muito difundida atualmente. Muitos profissionais ligados à educação e às áreas mais diversas têm procurado cursos e oficinas para resgatar o contador de histórias que existe em cada um de nós. Terminados esses cursos, os participantes não têm um espaço para discutir e ensaiar suas narrativas. A proposta do curso é abrir um espaço para ensaiar e aperfeiçoar as formas de narrar. Quanto mais as narrativas são trabalhadas, mais íntimo delas fica o contador. E essa intimidade traz uma forte ligação com os ouvintes.

O curso vai realizar, também, uma discussão sobre como a contação de histórias está sendo realizada hoje em dia. Além de apresentar outras possibilidades de se contar uma história.

Workshop-O-Contador

Workshop: O Contador de Histórias e a Palavra

O workshop tem por objetivo trabalhar a arte de contar histórias, valorizando a palavra na narrativa: entonação, criação de imagens, articulação, a importância da respiração e da pausa.

Desenhos do Cotidiano: contando histórias

Este curso proporcionará aos participantes a possibilidade de desenvolver o desenho, sketches diante da observação direta do cotidiano. Explorando possibilidades do desenho por meio de exercícios práticos, conhecimento teórico, conhecimento de obras de artistas e comentários dos desenhos realizados pelos alunos.

 

Brinquedos tradicionais da infância

A cada aula, os participantes são levados a brincar e fazer brinquedos. Esse brincar de fazer é entremeado por conversas, criando um campo de conhecimento sobre o fazer do brincar, a cultura das crianças, e o brinquedo como importante elemento de identificação cultural e ao mesmo tempo sinal vivo do potencial criador humano.

 

Exercícios de Criação Literária

Oficina com exercícios práticos, leitura crítica, debates e reescritura dos textos. 

biblioterapia

Biblioterapia: a leitura como cuidado

Oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a Biblioterapia; promover a maior capacitação de pessoas que atuam ou gostariam de atuar nesta área; incentivar a formação de leitores literários; contribuir e assessorar grupos de ledores voluntários em hospitais, asilos, orfanatos, bibliotecas comunitárias entre outros.

Do Tecer ao Texto e Vice-Versa

Apresentar o universo de interseção entre o texto e o têxtil em sua dimensão prática e conceitual.Pesquisar diferentes pontos de bordado e diferentes narrativas têxteis encontrados no imaginário da tradição oral.

 

Atualização em Práticas de Leitura

A proposta desse curso baseia-se em uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC- Rio quando foi observado que nos últimos anos, com a tecnologia, houve uma mudança significativa do perfil do leitor. Com o contato com a prática dos recursos tecnológicos, surgiu uma nova relação dos leitores com o livro e a leitura, principalmente em relação aos seus interesses, desejos, necessidades e na própria disposição para ler, escrever e imaginar. Estudando e experimentando novas propostas, concluímos que é perfeitamente possível recuperar nos leitores o gosto pela leitura e o seu convívio com os livros e textos, desenvolvendo uma nova prática de se mediar a leitura e de se relacionar com esses leitores.

clij

Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil… e foram lidos para sempre

Redescobrir e discutir os Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil selecionados, propondo reflexões sobre o que caracteriza um “clássico” e as razões para sua permanência através de sucessivas gerações de leitores, conquistadas pelo prazer sempre renovado de suas infinitas (re)leituras.

os classicos

Os Clássicos – Mitologia Greco-Romana

Neste curso pretendemos desenvolver e exercitar a capacidade crítica do leitor, a partir de discussões e debates, realizados em sala de aula a respeito de livros e autores cuja contribuição reflexiva, nos mais diversos campos do saber, foi e continua sendo, de tal forma significativa para a história da humanidade, que se lhes permite figurarem entre os clássicos da literatura mundial.

os classicos

Os Clássicos da Literatura e outras artes

Em “Os Clássicos da Literatura e outras artes”, retomamos a ideia do curso “Os Clássicos: beber na fonte” e propomos um estudo mais aprofundado de obras que marcaram a história da humanidade.  Enquanto no módulo “Beber na fonte” nos preocupamos em proporcionar uma visão panorâmica dessas obras, discutindo um livro a cada duas aulas; em “Os Clássicos: grupo de estudos”, além de investirmos em um maior aprofundamento teórico e em  maior participação do grupo na formulação das discussões, também embarcaremos  – de forma mais significativa – nas releituras, estudos e ensaios, feitos em torno dessas mesmas obras.  Para tanto, será discutido, em média, um livro por mês. 

os classicos

Os Clássicos – Grupo de Estudos

Por que certos livros provocam diálogos com outras artes, como o cinema, o teatro, as artes plásticas? Por que certas obras se mantém relevantes com o passar dos anos?
Pensando nessas questões, oferecemos o curso Os Clássicos. A cada mês, discutiremos uma obra clássica e seu autor, a partir de algumas leituras possíveis.

Fale com o iiLer

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos o mais cedo possível.

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas