A Cátedra

Criada em 2006, a partir da assinatura de um acordo entre a UNESCO, programa Unit Twin e a PUC-Rio, nascera do diálogo entre os professores Eliana Yunes (Letras), Luiz Antônio Coelho (Artes e Design) e Tania Dauster (Educação) sobre as interdisciplinaridades da leitura de texto e imagem na formação de leitores.

 A proposta viera em sequência de uma série de pesquisas em teoria e metodologia, já presentes por ocasião do PROLER, da Fundação Biblioteca Nacional (Affonso Romano de Sant’Anna, 92/96) e encontrara na Finep o apoio para se instalar e estender-se ao diálogo internacional.

Organizada como um centro de pesquisa e de atividades de práticas leitoras, recebeu em doação um acevo de 12.000 títulos de LIJ e 3.000 obras nacionais e estrangeiras de estudos sobre a formação de leitores dentro e fora da escola, além de uma coleção de cerca de 2.500 obras teóricas envolvendo o tema da interpretação, de gênese pluridisciplinar.

Desde então e ao longo dos dez anos iniciais, fomentou projetos, editou revistas e promoveu publicações, instituiu prêmios e desenvolveu estudos, articulando pesquisadores e universidades, colaborando com secretarias, ministérios e instituições com programas afins, na execução e criação de ações em favor de mediadores para formação de leitores, pelo exercício da experiência e fruição dos atos de ler.

Em 2012 integrou-se ao iiLER, fortalecendo a presença da PUC-Rio entre as instituições pioneiras que se ocuparam da leitura, acadêmica e socialmente, na criação de disciplinas e cursos de graduação e pós que contribuíram, sobretudo, para afirmar a nova dimensão e amplitude do conceito que deixou as fronteiras da alfabetização para alcançar o entendimento do mundo, filosófico e político, na esteira de múltiplas linguagens.

Neste horizonte ampliado, a Cátedra Unesco de Leitura apresenta-se como uma referência para os interessados e os comprometidos com a geração de um país de leitores, tal como o sonhou, há cem anos, Monteiro Lobato. 

Memória Cátedra

A exposição virtual  do corpo e  da letra do mundo, é uma viagem pelos 10 anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.

Faz memória dos encontros de corpos e mentes de amantes da leitura ; estes  que nos projetos , eventos, oficinas e programas criados pela Cátedra puderam ter na experiência do olhar, do toque, do sorriso e das emoções, a oportunidade de ler e interpretar o texto de suas vidas e das vidas com as quais se encontraram.

Hugo Monteiro I

Hugo Monteiro II

Hugo Monteiro III

Flávia Lins e Silva

Marina Colasanti

Quanto custa o Brasil que não lê?

Fale com o iiLer

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos o mais cedo possível.

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Pular para a barra de ferramentas