PRÊMIO RICARDO OITICICA DE PRÁTICAS LEITORAS – EDIÇÃO 2018 CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação da edição 2018 do Prêmio Ricardo Oiticica de Práticas Leitoras aconteceu no dia 28/08/2018, na PUC-Rio. Promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, com o apoio da Vice Reitoria de Desenvolvimento da Universidade, o prêmio é concedido a projetos de promoção de leitura de destaque no cenário nacional.

Esta edição contou com a inscrição de projetos de todo o Brasil e que foram submetidos às categorias Oralidade, que recebe projetos que trabalham com a contação de histórias e cultura popular, e Mediação, que acolhe projetos que realizam ações de mediação de leitura, com formação de mediadores e público leitor.

Além dos vencedores de cada categoria, 03 projetos receberam Menção Honrosa da Comissão Julgadora, concedida pela relevância e originalidade do trabalho desenvolvido. Confira a relação dos premiados.

CATEGORIA MEDIAÇÃO

Vencedor – Projeto Café Literário: a gente quer comida, diversão e arte, de Nova Friburgo – RJ.

Márcia Lobosco do projeto Café Literário

Menção Honrosa – Projeto Biblioteca Infantil/Biblioteca Universitária, da Universidade de São Carlos – SP

Marcelo Araújo – Projeto Biblioteca Infantil/Biblioteca UNiversitária

Projeto Letra Preta, de Cidade Tiradentes – SP

CATEGORIA ORALIDADE

Vencedor: Viagem pela Literatura, de Vitória – SP.

Elizete Rocha – Projeto Viagem pela Literatura

Menção Honrosa: Projeto Clubinho de Histórias, de Juiz de Fora – MG

Lauriana Guttierrez – Projeto Clubinho de histórias

A cerimônia contou com a presença dos premiados e seus convidados, professores e autoridades da Universidade e promotores de leitura. Na abertura e no encerramento, Daniele Ramalho brindou o público contando histórias da tradição africana, oferecendo um brilho especial ao evento.

Confira aqui, momentos especiais da cerimônia.