As ações do iiLer estão comprometidas com o poder transformador da liberdade interpretativa, com a pluralidade cultural e com o prazer da leitura.

quadrado

Cursos

 

Nosso cursos e oficinas seguem as seguintes linhas:

    • Leitura: teoria e práticas
    • Literatura oralizada, contadores de histórias
    • Escrita criativa
    • Eventos literários

Os cursos em oferecimento para o primeiro semestre de 2017 são:

    • Escrita criativa
    • Leitura digital, leitura sem fronteiras
    • A arte de contar histórias
    • Os clássicos: beber na fonte
    • Os clássicos: grupo de estudo
    • Meus livros falam de mim

 
Quer saber mais sobre os cursos? Acesse o menu ao lado!
 

 

quadrado

Programas

 

Destrava línguas

 
O “Destrava Línguas” é um programa de formação de leitores concebido e desenvolvido para os funcionários da PUC-Rio, através de uma bem sucedida parceria entre a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a Superintendência de Recursos Humanos da Universidade. Completando cinco anos de existência, iniciou, em abril de 2016, sua 11ª turma.

Concebido especificamente para o ambiente institucional, o “Destrava Línguas” tem, entre seus objetivos mais específicos, o desenvolvimento humano do profissional que presta serviço a uma organização empresarial. Por isso, privilegia a temática do mundo do trabalho, apresentada a seus participantes através de textos literários, filmes e outros.

O conteúdo dos encontros segue uma programação prévia que percorre desde o resgate das histórias pessoais de leitura, passa pelo aprofundamento em questões teóricas, até chegar ao tema específico do trabalho. O caminho, contudo, é construído a partir dos interesses próprios do grupo, de modo que sejam utilizados textos que lhe sejam atraentes e prazerosos. Da mesma forma, aproveita a programação cultural oferecida no campus e na cidade, incluindo-a, na medida do possível, programação. Por isso, indicações de textos, filmes, peças teatrais são sempre bem-vindas e a partilha de experiências individuais e grupais faz parte da dinâmica do grupo.

A diversidade do grupo, a troca de vivências, a partilha afetiva de memórias e histórias configuram o “Destrava Línguas” como uma experiência não só de aprendizado de conteúdos, mas de favorecimento ao relacionamento interpessoal, confirmando a ideia de que a leitura pode se tornar uma experiência de prazer partilhado, oferecendo não só saber, mas sabor.
 
 
 

Clube de Leitura

 
O Clube de Leitura é uma atividade oferecida quinzenalmente aos funcionários da PUC através de uma parceria entre o iiLer e o RH  para aqueles que completaram o Destrava Línguas  e que apresentaram interesse em continuar na jornada de ler, em conversar sobre o que leem, sobre a vida e sobre experiências pessoais . É um momento reservado a partilha de leitura e de vida  levando a um maior e melhor conhecimento de si, do outro e do mundo, proporcionando uma atitude reflexiva diante das múltiplas leituras que nos cercam. O Clube de Leitura, por si só, insere uma dinâmica criativa e permanente através de uma viagem  pelo mundo da literatura, da arte, da cultura levando a seus integrantes a uma experiência de sensibilidades compartilhadas numa consequente valorização das relações humanas.