cadeira

A Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, oficialmente inaugurada em 2006 e integrada ao IILER (Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio) em 2012, é um centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de fala portuguesa (e espanhola, futuramente), com a missão de contribuir para a transformação do indivíduo e da sua relação com suas coletividades. Por meio da formação de leitores e de sua consciência leitora, a Cátedra UNESCO visa também a supressão progressiva das desigualdades de ordem educacional, de gênero e social.

Na base política, teórica e metodológica de nossas práticas está a integração entre vários agentes e instituições, a articulação entre comunidades, pesquisadores e agentes que, em redes de atuação conjunta, realizam trocas que fortaleçam e estimulem a continuidade das ações de mediação e formação de leitores.

Institucionalmente, cumpre à Cátedra UNESCO de Leitura atuar como consultora e supervisora na gestão de pesquisa do IILER. Com participação ativa na gerência de projetos e na articulação de conteúdos e acervos, concentra seus esforços na captura, absorção, catalogação e organização de toda informação produzida por equipe, parceiros ou em circulação interna, constituindo um banco de dados completo, inteligente e acessível aos diversos conteúdos, acervos, processos, ações, análises e registros de atividades.

Também está em seu escopo propor ações, articulações e projetos de incentivo à leitura dentro do seu âmbito de atuação, assim como captar recursos para a realização destas ações e projetos, responsabilizando-se por gerência, realização e resultados.

A Cátedra UNESCO de Leitura, como parte integrante e integrada ao IILER PUC-Rio, desempenha simultaneamente seu papel acadêmico e comunitário, na produção de material científico e de ações de cunho social, atendendo, ainda e no âmbito de suas atuações gerais e específicas, às orientações e políticas da Educação Para Todos e seus objetivos.