Sobre a Cátedra

Criada em 2006, através de um convênio entre a PUC-Rio e a Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura, UNESCO, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC- Rio é um centro especializado em pesquisa, ensino e extensão sobre leitura e formação do leitor, dedicada ao desenvolvimento da cidadania, através de ações e pesquisas que visem à construção de uma sociedade leitora.

Em 2012, foi inaugurado o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio que integrou em sua estrutura a Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio, visando à integração de suas ações à produção acadêmico-científicas já empreendidas pela Universidade.

Reunindo profissionais das áreas de Letras, Artes e Design e de Educação, o Instituto e, por conseguinte, a Cátedra conseguem transitar, com facilidade, pelos mais diversos campos do saber e do fazer contemporâneos, graças ao encadeamento entre pesquisa e práxis a que se propõem e ao caráter multidisciplinar de seus projetos que, frequentemente, são realizados em parceria com o MinC e o MEC e apoiados por agências de: FAPERJ, FINEP e CNPq.

Seu caráter interdisciplinar – que abrange desde a leitura de mundo até a da palavra e da imagem – permite uma concepção da leitura como prática em múltiplas linguagens – dentre elas, as Artes Plásticas, a Música, a Dança, o Teatro, o Cinema, a Fotografia e a Literatura.  E, na medida em que amplia o acesso ao conhecimento a partir de códigos tão diversos, potencializa a reflexão e instaura o pensamento crítico, favorecendo a aprendizagem e a circulação de saberes.

Para celebrar seus 10 anos de existência, a Cátedra realizará uma série de eventos que vão de Abril a Novembro deste ano. Espetáculos teatrais, exposições fotográficas, mesas de debate, intervenções no Campus da PUC-Rio, troca de livros, encontros com autores e oficinas abertas ao público, são algumas das atividades que vão marcar a celebração de 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?