RELER

reler-horizontal-03A Rede de Estudos Avançados em Leitura – foi constituída entre a dispersão do grupo fundador do PROLER, e a criação da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, em 2006. O eixo destes programas foi a criação e manutenção de políticas de leitura, organizadas desde a sociedade civil com apoio das entidades governamentais.

RELER – Rede de Estudos Avançados em Leitura – é uma rede que tem por objetivo primeiro integrar professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, de universidades brasileiras, para discutirem e promoverem a leitura, além de formar novos leitores. A rede, criada pela Cátedra UNESCO de Leitura, hoje fazendo parte do iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC Rio, está aberta a pesquisadores de Universidades Públicas e Particulares, cujo núcleo de estudos abordem teorias da leitura, formação de leitores, metodologias, práticas leitoras etc.

A RELER propõe o debate e compartilhamento de informações acadêmico-científicas em torno do ato de ler concebido em diferentes linguagens e suportes leitura, visando sua troca e publicação em revistas especializadas e tem espaço de divulgação no site Cátedra Unesco de LEITURA. Pretende-se constituir uma associação que os integre com representação junto a instituições e organismos oficiais, como Capes, CNPq, fundações de pesquisa e outras.

Dessa forma, o acesso ao site da instituição permitirá a todos investigar, interagir e interferir, de acordo com suas áreas de interesse. Com isso, abre-se, diante de cada pesquisador, um novo espaço de informes, no qual ele poderá compartilhar artigos, vídeos e ementas; divulgar cursos, seminários, simpósios e eventos em torno da leitura; além de dispor de ocasião para propor debates e em fóruns e chats, que podem suscitar.

Por fim, os participantes da RELER podem contar com o suporte e assessoria da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio para formar e revitalizar sub redes e chancelar projetos ligados ao tema, nos seus estados de origem.

Desde sua constituição em 2006, a RELER se reuniu presencialmente sempre durante os Encontros Nacionais da Cátedra UNESCO de Leitura, em suas 6 edições:

  • I Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Pedra de Guaratiba-RJ/2007

Encontro de apresentação dos parceiros oriundos do Proler que permaneciam engajados no esforço de promover a leitura, agora com a Cátedra Unesco na PUC.

  • II Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – UFRN – Natal-RN/2008

Encontro de amplitude regional muito importante pela aliança com os Seminários de Educação organizados pela Dra. Marly Amarilha

  • III Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – UESC – Ilhéus- BA/2009

Integrando os campus da Universidade. Nossa presença articuladora resultou inclusive em publicação partilhada.

  • IV Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Porto Alegre- RS/2010

Articulado com os Seminários de Literatura Infantil da PUC- RS pela ação da profa. Vera Aguiar, o encontro teve caráter internacional.

  • V Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Goiânia-GO/2011– UFG – Universidade Federal de Goiás

Celebrando uma integração com a região Centro-Oeste, abriu-se nosso horizonte para um trabalho bem proveitoso de integração entre pesquisadores de diferentes IES.

  • VI Encontro Nacional Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio – Porto Alegre- RS/2012- Retomada de encontros internacionais e articuladores da Cátedra no Mercosul.

Naquelas ocasiões, além das trocas de experiências acadêmicas, a pauta sempre tratou da responsabilidade pela produção de conhecimento em Leitura, desenvolvida nas específicas áreas de atuação e de propostas de expansão e ampliação das possibilidades de trabalhos em parceria.

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?