Projetos

Projetos realizados

O universo da arte e suas leituras possíveis – FAPERJ | 2013 a 2015

Mapeamento, análise crítica e divulgação sobre como está sendo feita a leitura de iniciativas do universo artístico-intelectual, no Estado do Rio de Janeiro, que contribuem de forma determinante para a aquisição, difusão e democratização da nossa cultura, colaborando, dessa forma, para a construção da identidade e da cidadania brasileiras.

Coordenação do projeto: Eliana Yunes e Viviane Moreira

Conheça o site do projeto: www.leituranaarte.iiler.puc-rio.br

  

Ler: verbo em formação – da prática ao mais que conceito – FAPERJ | 2013 a 2014

Produzir vídeos-aulas com práticas de leitura pertinentes respaldadas por teorias de leitura competentes e integradas organicamente através dos conceitos fundamentais para a formação do leitor e do professor leitor.

Coordenação do Projeto: Luiz Antonio Coelho e Érico Braga

Resultados:

  • Edição de vídeos com diferentes conceitos de leitura que serão oferecidos para a Secretaria Estadual de Educação, visando a distribuição à Rede de Ensino Estadual.

 

Serra Viva: Primeiros Passos – Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro | 2012 a 2013

Implantação de um Programa de Leitura e Preservação de Memória, de 3 (Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo) dos 7 municípios mais afetados pelas chuvas de Janeiro de 2011, de forma a permitir a reintegração da população e o resgate da memória cultural das localidades arrasadas.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes e Maria Clara Cavalcanti

Resultados:

  • Jovens formados: 60
  • Acervo bibliográfico disponibilizado para as localidades atendidas: 143 títulos

 

Biblioteca Temática de Leitura – CNPQ | 2012 a 2014

Indexação, leitura, análise crítica e produção de resenhas dos três mil títulos envolvendo questões relacionadas à teoria da leitura que compõem o universo “Biblioteca Temática” da Biblioteca do iiLer.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes e Nanci Nóbrega

Resultado:

  • Desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa e resenha de livros, considerando as interrelações entre texto e imagem.

 

Observatório de Políticas Públicas de Leitura no Brasil e na América Latina – FAPERJ | 2012 a 2014

Elaboração de um banco de dados com informações sobre projetos e políticas públicas de leitura desenvolvidos no Brasil e na América Latina, que permitiu o desenvolvimento de um aplicativo via Google Maps para localização e visualização dos projetos selecionados.

Coordenação do Projeto: Luiz Antonio Coelho, Lucia Penteado e Maria Helena Ribeiro

Resultados:

  • Sistematização de informações sobre 114 projetos e 19 programas de promoção de leitura, além de 12 planos (municipais e estaduais) de leitura.

 

BLLIJ Digital: Ampliando as formas de ver e as maneiras de ler a produção literária para crianças e jovens – FAPERJ | 2012 a 2014

Seleção, análise e disponibilização de um acervo digital de livros de literatura infantil e juvenil, propiciando acesso a informações qualificadas produzidas a partir de uma metodologia  integradora das relações entre textos virtual e imagético e  compartilhar tais informações de forma presencial e on line são os objetivos deste projeto.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes e Nanci Nóbrega

Resultado:

  • Desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa e resenha de livros, considerando as interrelações entre texto e imagem.

 

Teknóspoiésis: Poéticas do oral ao digital  – Oi Futuro | 2011

Exposição de caráter multimidiático que convida o público a interagir com as diversas formas de expressão e reflexão poética: desde a oralidade, até a fibra ótica, desde o boca-a-boca até os e-mails, do ideograma ao concretismo, do trocadilho aos racionalismos, da comunicação mais eficiente ao enigma mais instigante, conduzindo-o ä reflexão sobre a importância da linguagem e das linguagens. Coordenação: Érico Braga

Resultados:

  • Exposição realizada durante o mês de setembro/2011, no Solar Grandjean de Montigny, na PUC-Rio, sendo visitada por cerca de 300 pessoas.

 

Avaliação das Intervenções do Projeto “Escolas do Amanhã” – UNESCO | 2011/2012

Levantamento de dados nas unidades de ensino que fizeram parte do projeto ‘Escolas do Amanhã’, promovido pela UNESCO em parceria com a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, mapeando suas ações curriculares e extracurriculares.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes e Fernanda Pedrosa

Resultados:

  • Mapeamento das ações em 150 escolas atendidas pelo projeto “Escolas do Amanhã”, da UNESCO.
  • Sistematização das informações recolhidas nas escolas e encaminhamento de análise crítica do projeto para a UNESCO.

 

Ampliação da Biblioteca Temática de Leitura da Cátedra: por uma nova mentalidade sobre leituras e leitores – FAPERJ | 2010 a 2012

Aquisição e atualização do acervo da Biblioteca Temática de Leitura da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio com livros sobre leitura, práticas leitoras e leitura da imagem.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes e Nanci Nóbrega

Resultados:

  • 1103 livros adquiridos, significando um acréscimo de 6% do acervo da Biblioteca do iiLer.

 

Pontão do Livro e da Leitura – MINC | 2011 a 2013

Realização de ações de articulação, formação de mediadores de leitura e dinamizadores de acervos nos diversos Pontos de Leitura e Cultura existentes no estado do Rio de Janeiro, através de atividades culturais realizadas no campus da Universidade, na Gávea-RJ.

Coordenação do Projeto: Ricardo Oiticica

Produção Executiva: Benita Prieto

  • Pontos de leitura e cultura envolvidos: 74
  • Atividades oferecidas: 09 cursos, 18 palestras, 02 assessorias e 01 ciclo de atividades de formação e articulação composto por 05 encontros mensais, ao longo do 2º semestre/2013.

 

Programa Qualidade de Vida – Banco do Brasil – 2011

Participação na Semana Qualidade de Vida, do Banco do Brasil, com a realização de oficinas sobre leitura em 19 regionais do Banco em capitais brasileiras.

 

Formação de dinamizadores de leitura – Secretaria de Educação da Bahia – 2011|2012

Proposta de formação de professores e alunos mediadores de leitura em 400 escolas da Rede de Ensino Estadual da Bahia. O projeto foi concluído apenas em sua 1ª fase: seleção de acervo e elaboração de livro-texto para orientação dos professores que atuariam como multiplicadores e tutores nas escolas.

 

Evasão escolar, desalento, marginalidade: rompendo o círculo vicioso e desagregador da juventude brasileira através da formação do professor leitor – FAPERJ | 2010 a 2013

  • O projeto realizou pesquisa junto aos professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação, visando levantar o perfil leitor dos mesmos, práticas leitoras comuns, repertório e histórias de leitura.
  • Coordenação do projeto: Eliana Yunes, Fernanda Pedrosa, Stella Pellegrini
  • Resultados:
  • Relatório Técnico apresentado à FAPERJ com indicadores e análise crítica
  • Professores entrevistados: 878
  • Municípios do Estado do Rio de Janeiro abrangidos pela pesquisa: 26

 

Agentes de Leitura – MINC | 2010 a 2013

Coordenação Pedagógica Nacional do projeto que envolveu o desenvolvimento de metodologia e material para a formação de agentes de leitura em diversos estados e municípios brasileiros.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes, Maria Helena Ribeiro e Nilza Rezende

Resultados:

  • Agentes Formados: 1.422 (localmente) | 423 (local e a distância)
  • Supervisores Locais formados: 100
  • Livros produzidos para utilização do agente e do supervisor: 02

 

O Luxo do Cosme Velho: era uma vez um tesauroFAPERJ | 2009 a 2011

Projeto de pesquisa em formação de leitor nas comunidades do bairro do Rio de Janeiro onde Machado de Assis – o “bruxo do Cosme Velho” – residiu e veio a falecer. O ponto de partida do projeto está na identificação de um acervo comum entre a Biblioteca Infantil e Juvenil da Cátedra UNESCO e da sua antena no Cosme Velho, a Biblioteca da Obra de Promoção Jovens (OPJ), para elaboração de um tesauro pelos pesquisadores da Cátedra. A partir dele, os jovens das comunidades produzirão os seus próprios resumos bibliográficos, num trabalho de formação de leitor e produção de escrita que visa constituir um “tesaurinho” na biblioteca que frequentam, sob a orientação dos mesmos pesquisadores.

Coordenação do projeto: Eliana Yunes e Denise Ramalho

Resultados:

  • Relatório técnico do projeto apresentado à FAPERJ, contendo as resenhas elaboradas pelas crianças e adolescentes atendidas pela ONG OPJ.

 

Projeto VIVA LEITURA – MEC | 2009 a 2010

Trabalho de análise teórico-metodológica de todos os projetos de leitura inscritos no prêmio Viva Leitura no período de 2005 a 2008, abrangendo três categorias: i) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; ii) escolas públicas e privadas; iii) pessoas físicas, universidades e instituições. A análise deste acervo propiciou ao MEC um mapeamento completo das iniciativas, além da identificação dos trabalhos segundo características teórico-metodológicas, procedimentos, patrocinadores e repercussões no sistema educacional e cultural.

Coordenação do Projeto: Eliana Yunes, Fernanda Pedrosa, Ilana Eleá e Stella Pellegrini

Resultados:

  • Relatório sistematizado sobre as práticas de leitura submetidas ao Prêmio, no período considerado pelo projeto.
  • Publicação do Manual de Reflexões sobre Boas Práticas de Leitura (LINK PARA SITE DA EDITORA UNESP), pela editora UNESP em co-edição com a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Este livro foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2013, na categoria Educação.

 

Grandes Escritores – CCBB | 2009 a 2010

Programa de oficinas abertas à comunidade, oferecidas pelos Centros Culturais do Banco do Brasil, em Brasília e no Rio de Janeiro, com temas relacionados à literatura brasileira, contando com a presença de um escritor homenageado e um ator que realiza a leitura de trechos de algum livro do autor.

 

Escola Israelita Brasileira Eliezer Max – 2009

Dinamização da Biblioteca Anna Astrachan.

 

Prefeitura de Viçosa/MG – 2009/2010

Convênio com a prefeitura de Viçosa/MG com o objetivo oferecer formação de mediadores de leitura para funcionários do município.

 

Prefeitura de Nova Friburgo/RJ – 2009

Convênio com a prefeitura de Nova Friburgo com o objetivo de criar no município de Nova Friburgo uma Política de Incentivo à Leitura que leve à formação de uma sociedade leitora e revitalize a cidade-parque como polo de pensamento.

 

Leituras Casadas – MINC/2009

Parceria firmada através de edital para a realização dos eventos “Leituras Casadas” – encontros que articularam a literatura com o cinema, numa perspectiva de que a leitura não se restringe ao livro, mas envolve múltiplas linguagens.

 

Fundação Casa de Rui Barbosa – 2009

Revitalização da Biblioteca Infanto-juvenil Maria Mazetti (BIMM), incluindo o redimensionamento do espaço e a dinamização do uso do acervo.

 

PRALER – MEC/MinC – 2009/2010

Desenvolvimento de um site especializado com acesso à informação digital avalizada, de cunho didático-pedagógico sobre práticas e teorias de leitura, com o objetivo de fundamentar, ampliar e apoiar o trabalho do professor /mediador de leitura, atendendo às suas diversas demandas – econômicas e sociais – e contribuindo como  suporte básico para seu trabalho como formador, não só de leitores, mas de sujeitos conscientes de seu contexto cultural e dotados de capacidade crítica de seu entorno social.

 

Fundação Dorina Nowill – Projetos de Inclusão do Deficiente visual – 2008

O Instituto Benjamin Constant (RJ), especializado no atendimento ao deficiente visual, se propôs a desenvolver capacitação e orientação dos funcionários da biblioteca central da PUC-Rio para lidar com o deficiente visual. Para tanto, foi desenvolvida uma parceria com o Laboratório de Automação de Museus e Bibliotecas Digitais e Arquivos da PUC-Rio (LAMBDA) com a finalizada de produzir um software que beneficiasse o deficiente na leitura de teses e dissertações acadêmicas. A Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio atuou como parceira nesse projeto, oferecendo assessoria nas questões de leitura pertinentes ao mesmo.

 

ICDL – Brasil – 2008

Assessoria especializada ao Projeto ICDL-Brasil (International Children´s Digital Library – Brazil). O projeto brasileiro foi fruto de acordo binacional entre a PUC-Rio e a Universidade de Maryland e visou à seleção, compilação e dinamização pedagógica de um acervo digital de obras representativas da literatura infantil brasileira.

 

FINEP: 2007, 2008 e 2009

Implantação da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Estruturação da Estação de Leitura OnLine – ELO e da Rede de Estudos Avançados em Leitura.

Você pode encontrar fotos e videos de muitos desses projetos em nosso acervo digital:

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