Observatório de Leitura

asp_amarelo_esqUm lugar em que  possamos observar e estudar um determinado tema ou fenômeno no tempo e no espaçoasp_amarelo_dir

Apesar de simples, essa é uma definição de  Observatório que pode ser aplicada em várias áreas de interesse, dentre elas a Leitura e a Formação de leitores.

Com essa intenção e perspectiva, o iiLer, com apoio da FAPERJ, criou o Observatório de Projetos, Programas, Planos e Políticas de Leitura no Brasil e na América Latina: um espaço dinâmico, de convergência de informações  e interações pessoais,  que estimula a reflexão e o diálogo permanentes, em torno  de diversas ações de incentivo à leitura no Brasil e demais países da América Latina.

Que projetos de leitura estão sendo desenvolvidos? Onde podemos localizá-los? Quais  iniciativas podem ser consideradas casos de sucesso?  No Observatório, respostas e  informações sobre as diversas questões em torno desse tema estão organizadas e sistematizadas com o objetivo de  auxiliar pesquisadores, professores e profissionais da área,  por meio de análises e discussões que contribuam para   ações no campo da leitura e de formação de leitores.

A estrutura do Observatório foi desenvolvida para oferecer visibilidade às diversas iniciativas, divulgar exemplos bem sucedidos como fonte de referência para outros projetos, bem como eventos e notícias relacionados ao tema. Possuindo uma rede de comunicação na base de sua estrutura, o Observatório é alimentado por vários profissionais e instituições, articulando especialistas, gestores e mediadores, cujas análises serão fundamentais para garantir o dinamismo e a visão ampla e multidisciplinar desse ambiente.

Click e conheça!

Conhece uma iniciativa assim? Fale com a gente e iremos observar!

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?