Movimento Longevidade

with Nenhum comentário

No início deste mês, vários departamentos da PUC-Rio se reuniram para lançar o Movimento Longevidade PUC-Rio. O projeto interdisciplinar busca a promoção do envelhecimento com qualidade,  através de pesquisas, atividades acadêmicas e culturais envolvendo pessoas com mais de 60 anos. O primeiro evento, de caráter intergeracional,  reuniu cerca de 60 participantes que vieram à PUC celebrar o Dia Mundial do Idoso com seus cuidadores e familiares.

O encontro começou com uma oficina de Espiritualidade e Saúde, conduzida pelo Padre José Maria Fernandes, SJ, Diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio. Nessa oficina a espiritualidade foi destacada como uma das dimensões do ser humano, reconhecida inclusive pela Organização Mundial de Saúde.

Em seguida os participantes foram divididos em grupos e se revezaram entre as seguintes oficinas:

-Oficina de Atividades Físicas, promovida pela Coordenação de Educação Física;

-Oficina Literária, promovida pelo iiLer / Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC ;

– Oficina de Alimentos Orgânicos, promovida pelo NIMA (do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente);

– Oficina da Memória e Atenção, conduzida pelo Departamento de Psicologia;

– Oficina Lúdica, conduzida pelo  Departamento de Engenharia Mecânica,

O primeiro Movimento Longevidade foi encerrado com um show da banda Bluebeetles, cover dos Beatles, em que os jovens alunos da PUC se juntaram aos idosos para confraternização final.

Os próximos encontros do Movimento Longevidade deverão acontecer a partir do mês de novembro.