O sítio do Picapau Amarelo no Reino de Deus.

with Nenhum comentário

 

Finalmente depois de quase 80 anos uma resposta rigorosa ao Pe. Salles Brasil que, em seu Monteiro Lobato ou o comunismo para crianças, procurou denegrir ficção do pai da LIJ brasileira, acusando-a de atentar contra os valores cristãos. Acabou de sair Monteiro Lobato: o Reino de Deus para os pequenos.

 

            A obra em foco é uma tese defendida como pós-doc na PUC-Rio, em Letras por um  teólogo e filósofo que sabe em que terreno que pisa. O estudo mostra que a visão doutrinária com que o referido Pe. Brasil ataca Lobato – de resto, como seus detratores ancorados no politicamente correto sobre outras questões – não se sustenta frente a novas leituras que a própria Igreja, através de teólogos renomados, postula hoje como incursão lúcida sobre os Evangelhos.

 

            A obra, com fundamentos acadêmicos, revisita velhas questões e abre horizonte de expectativas com que não só crianças, mas principalmente adultos leitores de ficção e educadores, põem em prática uma recepção que leva em conta o contexto e os aportes atuais das experiências de vida e acadêmicas.