iiLer apresenta Cine-Leitura: o Homem e sua relação com o Universo

with Nenhum Comentário

A ideia de abrir o Cine-Leitura de 2017 falando de Homem e de Universo colocou uma luz nos olhos dos organizadores e do curador/professor. Primeiro, porque viram aí a oportunidade de exibir filmes contemporâneos e, esperamos, ao gosto do público em geral e de jovens graduandos da universidade – em especial dos cursos de Comunicação, Artes e Design, Filosofia e Geografia, que recebem créditos pela atividade. Em seguida, a oportunidade de pensar com esse público a atualidade de um setor da produção cinematográfica tão profícuo, o que se dedica a pensar e fantasiar a relação do homem moderno com a aventura espacial.

Apenas nos últimos cinco anos, houve numerosas produções que retomam certas questões: a “fuga espacial” (Passengeiros, Interstellar); o protagonismo da mulher (Gravidade, Interstellar); o humano como parasita que abandona seu habitat (Interstellar, Passengers). Noções de risco e imperfectibilidade do humano também são exploradas em filmes cuja narrativa revela algo que escapa ao que estava planejado nas explorações e buscas interestelares.

Planeta dos macacos (1968), 2001, uma odisséia no espaço (1968) e Alien, o oitavo passageiro (1979) tratam do que há de mais filosófico no humano: a solidão, o erro, a incerteza e o desconhecido, em momentos históricos diferentes. À luz dos filmes já antigos, recebemos outra perspectiva do tema da ecologia, da relação do homem com o planeta e do abandono do seu habitat.

Na sessão de abertura, vamos projetar o marco do filme sobre o espaço sideral, a obra de 1902 de Meliès, Viagem à Lua (14 minutos).

Decidimos não abordar temas ligados ao período da Guerra Fria, que inclui a famosa saga Star Wars, ou seja guerras intergaláticas, ou aqueles que retratam invasões de seres extra terrestres ao Planeta Terra – embora interessantes, esses filmes fogem ao recorte escolhido.

iiLer apresenta: Cine-Leitura

Quartas, de 15 em 15 dias, até 5 de Julho. De 19h30 a 22h.

Maio: 3, 17 e 31. Junho: 7 e 21. Julho: 5.

Tendas de Artes

PUC-Rio

* Haverá distribuição de senhas até 15 min. antes do início do evento.

* Será entregue certificado de presença para alunos de Comunicação, Artes e Design, Geografia e Filosofia da PUC-Rio.

Alexandre Rosa:

Doutorando em Literatura Francesa (Université d´Aix-Marseille)

Master em Multimídia Interativa ( Royal College of Arts de Londres)

Quarta-feira, 03.05

Viagem à Lua, Meliès.

2001, uma Odisseia no Espaço, Stanley Kubrick.

Quarta-feira, 17.05

Planeta dos Macacos, Matt Reeves.

Quarta-feira, 31.05

Alien, o oitavo passageiro, Ridley Scott.

Quarta-feira, 07.06

Gravidade, Alfonso Cuarón.