Homenagem a Ferreira Gullar

with Nenhum Comentário
Zelito Viana e Ferreira Gullar – Foto cedida pela família

O iiLer e a Cátedra UNESCO de Leitura com apoio do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades, exibiram ontem, no Auditório do RDC o filme A Arte Existe porque a Vida não basta, última homenagem ao grande poeta brasileiro Ferreira Gullar. Produzido pela MAPA Filmes, dirigido por Zelito Viana e Gabriela Gastal, o filme capta a essência do poeta, ao mesmo tempo que revela suas facetas pouco divulgadas, como a do artista plástico. Com roteiro de Nelson Mota, sua história, seus poemas e suas crônicas foram magistralmente conduzidas por Marcos Nanini, e sua trilha sonora delicadamente tocada e cantada por Adriana Calcanhoto, Paulinho da Viola e Laila Garin..

A exibição aconteceu em duas sessões e contou, na primeira sessão, com as presenças do Vice-Reitor de Desenvolvimento – Prof. Sergio Bruni, o Diretor do iiLer – Prof. Alessandro Rocha, Coordenador da Cátedra Unesco de Leitura Prof. Érico Braga Barbosa Lima, os diretores do filme, a Diretora da Mapa Filmes – Vera de Paula, professores, alunos e público convidado.

Na segunda sessão, à noite, tivemos uma fala sobre Gullar, proferida pelo Decano Prof. Dr. Julio Diniz, e com a apresentação do poeta maranhense Manoel Herculano, que  brindou o público com seu poema/homenagem chamado Gula de Gular, levando o público às lágrimas.

Foi um grande privilégio para a PUC ter exibido esse filme por ter sido a sua estreia em uma Universidade.

Maria Helena Ribeiro