Cursos 2017 : Matrículas abertas!

with Nenhum comentário

O iiLer está com matrículas para os cursos de extensão do primeiro semestre de 2017. Confira abaixo a lista de cursos oferecidos.
 

 


Música Clássica: Uma viagem do Barroco ao Contemporâneo

 

 

Objetivo

Analisar a música clássica e suas tendências estéticas dos períodos: Barroco, Clássico, Romântico, Moderno, Contemporâneo, e subdivisões, apresentando subsídios conceituais que levem à compreensão e apreciação crítica dos principais fenômenos da música erudita ocidental do Séc. XVII ao Séc. XX.
 

Público-Alvo

Interessados em Música Clássica, iniciantes ou não.
 

Metodologia

Aulas expositivas com apreciação de registros fonográficos e audiovisuais de obras musicais relevantes de cada período abordado. Análise crítica e comparativa de execuções de uma mesma obra por diferentes intérpretes de considerável relevância e suas distintas propostas interpretativas.
 

Corpo Docente

Edilson Leal
Pianista clássico e professor
 

Início em Maio

 
 
Saiba mais

 


A Arte de Contar Histórias

 

 

Objetivo

Através de narrativas, do resgate de acervos pessoais e dinâmicas, levar a uma reflexão sobre a importância das histórias para a formação de leitores e para a permanência da memória social. Despertar o contador que existe em cada um de nós.
 

Público Alvo

Educadores, estudantes, professores, mediadores de leitura, animadores culturais e pessoas interessadas na arte de contar histórias.
 

Metodologia

Através de dinâmicas e leituras serão propostos exercícios de improvisação, leitura, narração, memorização, dicção, escrita e expressão corporal. Ao final da oficina, cada aluno contará no mínimo duas histórias e receberá uma bibliografia para formação de repertório.
 

Corpo Docente

Maria Clara Cavalcanti
Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, PUC-Rio.
 

Início em Maio

 
 
Saiba mais  
 


Minhas Leituras Falam de Mim

 

 

Objetivo

Recuperar as histórias de leitura de cada participante, tais como, livros de cabeceira e escolares, histórias contadas, experiências pessoais de leitura e outras.
 

Corpo Docente

Erico Braga Barbosa Lima
Doutor em Estudos de Literatura, PUC-Rio.
 

Início em Maio

 
 
Saiba mais  
 


Escrita Criativa

 

 

Objetivo

Mobilizar a criatividade para a construção de textos autorais.
 

Público Alvo

Todas as pessoas com interesse no aprimoramento da escrita autoral.
 

Metodologia

Aulas expositivas, exercícios em sala de aula, em grupo, a fim de orientar o trabalho individual de reescrita e encorajar a expressão pessoal através de técnicas que poderão ser levadas para o dia a dia.
 

Corpo Docente

Ana Leticia Pires Leal Camara
Doutora em Letras, PUC-Rio.
 

Início em Abril

 
 
Saiba mais  


Os Clássicos: Beber na fonte

 

 

Objetivo

Desenvolver e exercitar a capacidade crítica do leitor, a partir de discussões e debates, realizados em sala de aula a respeito de livros e autores cuja contribuição reflexiva, nos mais diversos campos do saber, foi e continua sendo, de tal forma significativa para a história da humanidade, que se lhes permite figurarem entre os clássicos da literatura mundial.
 

Corpo docente

Sandra Regina Guimarães
Doutora em Literatura Comparada, UFF e Université Sorbonne Nouvelle – Paris III.
 

Início em Março

 
 
Saiba mais  
 


Os Clássicos: Grupo de Estudos – Módulo II

 

Introdução

Em “Os Clássicos: grupo de estudos”, retomamos a ideia do curso “Os Clássicos: beber na fonte” e propomos um estudo mais aprofundado de obras que marcaram a história da humanidade. Enquanto no módulo “Beber na fonte” nos preocupamos em proporcionar uma visão panorâmica dessas obras, discutindo um livro a cada duas aulas; em “Os Clássicos: grupo de estudos”, além de investirmos em um maior aprofundamento teórico e em maior participação do grupo na formulação das discussões, também embarcaremos – de forma mais significativa – nas releituras, estudos e ensaios, feitos em torno dessas mesmas obras. Para tanto, será discutido, em média, um livro por mês.
 

Corpo docente

Sandra Regina Guimarães
Doutora em Literatura Comparada, UFF e Université Sorbonne Nouvelle – Paris III.
 

Início em Março

 
 
Saiba mais  
 


Do tecer ao texto e vice-versa

 

 

Objetivo

Apresentar o universo de interseção entre o texto e o têxtil em sua dimensão prática e conceitual. Pesquisar diferentes pontos de bordado e diferentes narrativas têxteis encontrados no imaginário da tradição oral. Promover o exercício da leitura de imagem por meio da experiência com desenho/risco e na sobreposição de tecidos. Dar suporte as iniciativas dos alunos no desenvolvimento de projetos voltados para a narrativa e superfícies têxteis.
 

Público Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de Artes, Design, Letras, Educação, psicologia e/ou pessoas interessadas pela arte narrativa e pelo bordado.
 

Metodologia

Por meio do contato com pontos de bordado e narrativas têxteis encontrados no imaginário da tradição oral reconhecer o universo de interseção entre o texto e o têxtil em sua dimensão prática e conceitual e fundamentar o exercício lúdico e poético do aluno em seu processo de aprendizagem da leitura de imagem e no desenvolvimento de projetos voltados para a narrativa e superfícies têxteis.
 

Corpo Docente

Marcela Fernandes de Carvalho
Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio.
 

Início em Março

 
 
Saiba mais  
 


Leitura Digital, Leituras sem fronteiras

 

 

Objetivo

Mobilizar para a produção, o fomento e a fruição da Literatura digital.
 

Programa

Laboratório de experimentação da Literatura Digital. Novas formas de ler do século 21. Modos de narrativas proporcionados pelos recursos tecnológicos. Vivência da leitura interativa e imersiva. Construção de práticas que incorporem a leitura digital ao nosso cotidiano.
 

Corpo Docente

Benita Lamas Gonzalez
Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, PUC-RIo.
 

Início em Março

 
 
Saiba mais