Entrevista com Valéria Pereira

with Nenhum comentário

Valéria Pereira é pesquisadora do iiLer/ Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura desde 2009. Ela veio ao Rio de Janeiro para falar sobre seu trabalho de pesquisa e explicar como ele contribui com outros grupos envolvidos com a leitura e a formação de leitores.

Pesquisadora também do RELER (Rede de Estudos Avançados em Leitura) e representante da Cátedra em Minas Gerais, Valéria, no momento, participa do Programa de Mestrado Interdisciplinar do Centro Superior de Juiz de Fora, como membro de um grupo de pesquisa que desenvolve ledores a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Nesse estudo, eles buscam saber como a leitura e os leitores se comportam em outras áreas do conhecimento, tanto fora como dentro do contexto acadêmico.

Com a inauguração do iiLer, Valéria Pereira reforçou a importância da parceria com a instituição, devido, especialmente, a objetivos comuns. Um deles é ver a leitura de forma mais abrangente, integradora e interdisciplinar.

Segundo ela, a referência da leitura com base no conhecimento humano está na Cátedra. É nesse ambiente que os pesquisadores buscam teorias, novidades, práticas e caminhos para encontrar respostas. Em compensação, a CES-JF disponibiliza os resultados da pesquisa, os avanços, as contribuições e as constatações compartilhadas pelo RELER com o resto do Brasil.