A leitura é antes de tudo um direito!

with Nenhum Comentário

O Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro aconteceu no dia 29/04/15, no Teatro Alcione Araújo, localizado na Biblioteca Parque Estadual – Centro do Rio e contou com a presença de artistas populares, escritores, contadores de histórias e mediadores de leitura. O iiLer esteve presente com a participação Alessandro Rocha e Gilda Carvalho.

José Castilho durante sua apresentação / Foto: Rodolfo Targino – Agência Biblioo

Ao longo do dia, diversas conferências e mesas redondas trataram das iniciativas que vêm sendo feitas na formulação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio. Ainda em estágio inicial já está estabelecido o comitê que cuidará da elaboração do texto respectivo. O Secretário Executivo do PNLL, José Castilho, iniciou o dia com uma conferência onde apresentou a atual situação nacional e incentivou à mobilização através dos municípios. É dele a frase que dá título a este pequeno artigo.

Nilma Lacerda, escritora, falou sobre o poder transformador da literatura e a importância de se garantir o acesso a ela através de um plano que regulamente as políticas públicas na área da leitura. Affonso Romano de Sant’anna comentou aspectos da importância da leitura para a compreensão das diversas transformações da sociedade. A mesa sobre “Políticas Públicas para acesso à leitura e formação de leitores” apresentou as iniciativas que já vêm sendo implementadas pelas Secretarias de Educação e de Cultura do Município, na perspectiva de consolidação do Rio de Janeiro como “cidade leitora” e contou também com a experiência de Nova Iguaçu na elaboração de seu Plano Municipal, com a presença de Malena Xavier, que participou do grupo que construiu aquele plano.

Na agenda de eventos, o próximo encontro será a Plenária que acontecerá na Casa de Leitura, em Laranjeiras, no dia 06/05, quando serão apresentados os avanços na construção de nosso Plano Municipal.